sexta-feira, janeiro 27, 2006

Faz hoje 250 anos...

Mozart aos 7 anos

Desculpem o assomo cultural, mas não podia deixar passar em branco a efeméride. Faz hoje precisamente 250 anos que nasceu este menino prodígio.. que faleceu aos 35 anos, deixando uma obra inegualável. Por isso aqui no meu blog comemora-se hoje o nascimento do génio da música.

WOLFGANG AMADEUS MOZART

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 27 de Janeiro de 1756. Baptizado como Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. Posteriormente o seu pai mudou 'Wolfgangus' para 'Wolfgang'; 'Theophilus' para 'Amadeus' (amor a Deus); e cortou o 'Johannes Chrysostomus'. Foi um menino prodígio de uma família de músicos, que começou a compor com a idade de cinco anos. O seu pai chamava-se Leopold Mozart, também compositor. Algumas das primeiras obras que Mozart escreveu quando menino foram duas pequenas composições para dois pianos, destinadas a serem interpretadas por ele e pelo seu irmão.

Mozart viveu grande parte de sua vida em Viena, de onde frequentemente viajava por toda a Europa. É considerado um dos maiores génios da música clássica, e um dos compositores mais populares de música sinfónica de sempre. Mostrou em muitos dos seus trabalhos, que podia escrever peças tão maravilhosas para os instrumentos como para cantores líricos. Foi o máximo expoente, junto com Haydn do período do classicismo, Mozart é considerado o compositor que iniciou a transição para o período romântico da música clássica.

As suas sinfonias posteriores influenciaram o estilo do período. Beethoven, um dos mais conhecidos compositores, foi influenciado por Mozart e escreveu inspirado sobre algumas das suas obras, em especial o Concerto para piano nº 20. Mozart teve uma memória e uma capacidade de trabalho extraordinárias. Quando criava uma nova obra tinha-a por inteiro na cabeça, e então, era só escrevê-la. Numa ocasião compôs uma sinfonia inteira no mesmo dia. Tchaikovsky também admirava Mozart e lhe dedicou sua obra Mozartiana.

Mozart é provavelmente o maior génio musical da história. Apesar de ter sido tão brilhante, não teve uma vida fácil. Muitas vezes, não recebeu o pagamento prometido pelo seu trabalho. A sua saúde gradualmente começou a enfraquecer. Viveu apenas um pouco mais da metade do que Beethoven, mas foi assombrosamente prolífico desde sua infância até sua morte em 1791.


Para terminar quero dizer-vos que tenho alguma dificuldade em escolher quel das peças músicais de Mozart é a minha favorita, mas não posso deixar de fora o Hein Kleine Nachtmuzik e a ópera "A Flauta Mágica" com as suas "Papagena" e "Pa-pa-pa-pa-pa-pa-pa- Papagena".

3 Comments:

At 3:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um bocadinho de cultura não faz mesmo mal a ninguém, antes pelo contrário!Por isso podes continuar.
Bjs Lena

 
At 10:06 da tarde, Blogger Gambino said...

Parabéns pela música. Para mim já foi um desafio colocar a imagem. Vamos devagar.
Estamos em sintonia. Não me enganei, queria mesmo dizer sintonia e não sinfonia.
Nós docentes até somos pessoas de cultura.
Beijinho

 
At 8:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Freshmist humidifiers Bontril bontrager acuvue two color opaque contact lens Arizona individual health insurance 20 Movie porn sample free florida mortgage rate

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!