quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Billy Elliot!!...


Na passada segunda feira tive a oportunidade de rever, no canal Lusomundo Gallery, um dos meus filmes favoritos de sempre. É a história de um rapazinho que troca as luvas de box pelas sapatilhas de ballet.O filme é de 2000 e é realizado por Stephen Daldry (o mesmo que realizou "As horas" - baseado no romance de um dos meus escritores favoritos Michael Cunningham) e foi a sua primeira longa metragem. Este filme obteve nesse ano 3 nomeações para os Óscares, melhor realização, melhor actriz secundária e melhor argumento original.

Passado nos anos em que Margaret Thatcher esteve no poder, o filme tem como pano de fundo as lutas grevistas dos mineiros. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy (Jamie Bell) fica fascinado com a magia do ballet, com o qual tem contacto através de aulas de dança clássica que têm lugar na mesma academia onde pratica boxe.
Incentivado pela professora de Ballet (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e dedicar-se de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a oposição do pai e do seu irmão.
O filme aborda o preconceito em relação aos homens que se tornam dançarinos e toca na questão da homosexualidade já que o melhor amigo de Billy é gay, enquanto ele, que adorava a dança não tem a mesma orientação sexual.
Para mim a beleza do filme reside na simplicidade do argumento, nas interpretações fantásticas, e está claro que no facto de tentar desmistificar o mito que todo o bailarino é Gay.
Esta semana o meu Grupo de Música - Soão- deu um espectáculo no Sport Operário Marinhense o qual foi seguido pelas meninas do Ballet dessa associação. Boas bailarinas para o seu nível... comentavamos nós como era pena que não existissem rapazes no Corpo de Baile. Respondeu-me a Catarina (Educadora de Infância numa instituição aqui perto) que na Escolinha onde dá aulas, há aulas de ballet e que só um menino (há que salientar que têm entre 3 e 6 anos) anda no ballet e que havia outro que queria muito, mas os pais não deixaram, porque isto do ballet torna os rapazes maricas...
Continuamos com preconceitos destes...em 2006!!!
De qualquer forma, voltando ao tema de inicio andei em pesquisa e descobri que desde Maio de 2005 se encontra em cartaz no Victoria Palace Theatre, no East End londrino um musical baseado no filme. O director do musical é nada mais nada menos que Steven Daldry (o realizador do filme) e as músicas foram compostas por Sir Elton John.
O Musical venceu o prémio de Best Musical of the year 2005 dos Evening Standard Awards e tem esgotado a sala.
Foi editado um CD, que chegou às lojas no dia 7 deste mês (não sei se já se encontra nas lojas nacionais mas pode adquirir-se através da Internet).
Prevê-se que o musical estreie na Broadway em 2007. As criticas são unanimes na aclamação do espectáculo.
Como vêem promete. Espero que se chegar a Portugal, algum dia, venha para uma sala bem melhor que o Coliseu.
É sem dúvida um dos meus filmes favoritos e soube tão bem revê-lo. A quem não teve oportunidade de o ver... aconselho-o vivamente.

6 Comments:

At 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Billy Elliot está no meu top ten!
É realmente um filme que eu adoro, também pela simplicidade...
Quanto aos preconceitos... ainda hoje palavras como homossexualidade, gay, rabeta, boiola,e afins continuam a fazer tanta comichão porquê? Assim como todas as actividades consideradas,não adequadas ao género! o bailarino, a camionista, o costureiro... E porque será que um homem de collants suscita sempre sempre pensamentos pecaminosos?

 
At 11:17 da tarde, Blogger Cristina said...

Eu tenho o DVD, aliás quem tem é o meu filho, e já o vi várias vezes, tens razão, também o adoro
:)
beijinhuu

 
At 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Também eu vi o filme, gostei e recomendo. Quanto a preconceitos é realmente pena que num mundo que avança tão depressa, não se veja nenhuma evolução nesse campo. antes pelo contrário; tenho a impressão que cada vez estamos piores. Espero bem estar enganada e que filmes como esse venham abrir as mentalidades.
Bjs e gozem o Carnaval também por mim (vejam lá se postam sobre o mesmo para eu depois ver) Lena

 
At 9:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A vida dá muita volta, de facto.
O meu irmão mais novo, que há uns anos valentes (plena década de 80) criticava a maninha mais velha (myself) por ter amigos gays na escola, mostrou-me que cresceu.
É instrutor de artes marciais e, há dias, assisti eu com um grupo de rapazinhos (também eles muito machos!!!), uma lição sobre a importância do ballet. Pensei com os meus botões: "NÃO OUVI MUITO BEM O QUE ELE DISSE!".
Pois é, afinal ballet é para todos, incluindo os grandes machos que querem praticar artes marciais para serem cada vez mais machos!. E lá ouvi eu falar da importância da leveza dos movimentos, da sua beleza, do facto de o ballet e as artes marciais nada terem a ver com a sexualidade e da importância da amizade, não obstante a tendência sexual do indivíduo.
Sim senhora, o meu irmão cresceu!!! Hoje tenho a certeza que não fará parte daqueles grupos, ditos heterossexuais, cheios de preconceitos, os quais estão na base de muita desgraça que por aí acontece.
Também eu lamento, que as pessoas se manifestam desta forma. Deixam de pensar como pessoas que deveriam ser para mostrarem serem "uma coisa" que deveras são.

Jinhos de mim outra vez!

 
At 7:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »

 
At 11:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Buying slot machine cell phone microsoft it training course Replacement laptop lcd

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!