segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Onde é que a gente já viu isto??? ou "FFF"


Preocupa-me bastante, enquanto cidadã portuguesa que a televisão do estado, neste caso a RTP1 tenha passado um domingo inteiro a transmitir em directo as cerimónias da transladação da Irmã Lúcia de Coimbra para Fátima!
Tenho fé ( a minha, muito própria) e respeito a fé dos outros (de todos sem excepção). Respeito e admiro até as pessoas que se deslocaram a Fátima ou a Coimbra, debaixo de chuva e granizo, mas foram lá por sua livre, própria e exclusiva vontade. Realmente a fé move montanhas. Posso pensar muitas vezes se essas pessoas fariam o mesmo por alguém vivo que necessitasse da sua ajuda...mas essa é uma questão que só a mim diz respeito.
O que não posso aceitar é viver num país onde as 3 principais estações de televisão de canal aberto, estão um Domingo inteiro a transmitir uma cerimónia, que será importante para uma parte da população portuguesa (significativa, bem sei) mas que para outra parte lhe passará completamente ao lado.
Quanto às televisões privadas, elas estarão no seu direito de lutar pelas audiências como muito bem entenderem. Lá terão a sua política de programação... estão no seu direito!
Mas quanto ao facto da RTP1 ter passado o dia inteiro a transmitir este acontecimento, não posso deixar de me questionar sobre quais terão sido os custos desta transmissão, sendo que os meios disponibilizados para tal não foram assim tão poucos... passei então a questionar-me também sobre por que é que apenas quem tem TV Cabo pode assistir às competições dos Jogos Olímpicos de Inverno, Imagem daqui
incluindo as belíssimas cerimónias de abertura e encerramento (autênticas lições de beleza estética e cultura)... Falta de verba???...Política de programação???... Porque temos que passar o dia inteiro a ver um "funeral" - de alguém importante para alguns sem dúvida - e não temos o direito de visualizar a maior manifestação desportiva do mundo. ( E eu até tenho opção... valha-me a TV Cabo).
Os portugueses que são de outra qualquer confissão religiosa, que não têm posses para assinar a TVcabo, tiveram que se contentar com o Canal 2 . Por acaso até tiveram a oportunidade de, aí pelas 13:00, assistir a uma brilhante reportagem sobre o que temos feito e deveriamos ter feito aos nossos rios e restantes recursos hídricos desde o Estado Novo . As falsas ou incumpridas promessas dos nossos políticos, os milhões mal gastos (vindos da CE) com a "tentativa" de resolver a questão da poluição e do saneamento básico... - Naquele momento não pude deixar de pensar se não seria mais pertinent a referida reportagem estar a ser transmitida na RTP1... talvez em vez do "funeral"... Porquê???
Reforcei ontem a minha opinião de que o que realmente interessa ao poder político (seja ele qual for) é voltar à política dos 3 F de antigamente...
Senhores é melhor dar ao povinho o FADO, FUTEBOL e FÁTIMA.... que assim o povo é sereno...
Onde é que a gente já viu isto???...

7 Comments:

At 7:37 da tarde, Blogger Bruno Martins said...

Lá está! É mesmo isso! Mesma linha de raciocínio!
Obrigado pela visita!

 
At 9:20 da tarde, Blogger Gambino said...

Eu concordo plenamente, apesar de ser suspeita no caso.
Ocorreu-me a mesma ideia acerca dos três F, mas ando com pouca inspiração para escrever.
Foi um dia um pouco revoltante para mim.Tenho pena que a fé, cristã, esteja canalizada naquele sentido. Falta-lhe o centro.
Beijinhos

 
At 1:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ò Marisa estava a fazer um comentario sobre o teu tema, Fàtima e sem querer carreguei numa tecla e desaparaceu tudo.
vou refazer tudo novamente, amanha ou depois.

Adeus Adeus.

Zé 3º.Dtº.

 
At 5:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é "cada um tem aquilo que merece" e neste caso é cada país tem aquilo que merece!É porque "o povo é sereno" que temos a televisão que temos e se calhar que merecemos... Estou como tu, ainda bem que tenho acesso aos outros canais da cabo, pois não há pacchorra para os nacionais!

 
At 5:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me do fim...
Bjs Lena

 
At 1:20 da tarde, Blogger Héliocoptero said...

Deve ter sido dos poucos momentos em que eu me senti contente por não estar em Portugal...

Acho que vocês se deviam mexer por causa da coisa: escrevam artigos de opinião para os jornais, telefonem para programas de rádio em que acham que seja relevante trazer o assunto ao de cima, enviem cartas ou mensagens de correio electrónico aos deputados do vosso circulo eleitoral. Por outras palavras, agitem as águas e ponham o debate a mexer.

Se os parlamentares em São Bento não ligam à coisa e estão-se nas tintas para os eleitores, então é porque também ninguém os encosta à parede e lhes pede contas. Se acham que ninguém se preocupa, porque é que eles se haviam de preocupar?

A cidadania exerce-se todos os dias e não apenas durante as eleições. Vitória eleitoral não é uma carta branca de quatro anos.

 
At 12:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! Bluetooth pc headsets acura tl parts

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!