terça-feira, fevereiro 14, 2006

São Valentim... Dia dos Namorados ..ou então não..


Por acaso irrita-me um pouco esta coisa que nós Tugas temos de importar sem questionar tudo o que vem de fora. Não é que eu não ache o dia dos Namorados um dia giro e que se for comemorado de uma forma criativa...mais um pretexto para se dizer à pessoa que amamos que ela é realmente importante para nós. Mas porque raio tenho eu de comprar uma prenda??? Felizmente que eu e o "meu companheiro de jornada" somos da mesma opinião... dar uma prenda é como o Natal.... quando um homem/ mulher quiser! Há tanta forma interessante de o fazer sem recorrer ao comércio e ao consumismo desenfreado que nos atinge de forma avassaladora...
A propósito de Dia dos Namorados e de raízes e tradições nossas..lembrei-me da tradição minhota dos famosos Lenços dos Namorados.
Em pesquisa encontrei aqui o seguinte texto informativo sobre a origem desta tradição:

É provável que a origem dos "lenços dos namorados" ou "lenços de pedidos" esteja nos lenços senhoris do Séc. XVII – XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-Ihes consequentemente um aspecto popular característico.
Antes de tudo, eles faziam parte integrante do trajo feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa. Eram lenços geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.
Mas não é enquanto parte integrante do trajo feminino que nos interessam, mas a sua outra função, não menos importante, e da qual Ihes vem o nome: a conquista do namorado.
A moça, quando estava próximo da idade de casar, confeccionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa.
Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz, adquiridos na infância, aquando da confecção do seu marcador ou mapa.
Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.
Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade, etc.
Estes lenços eram originariamente em ponto de cruz, e por ser um ponto trabalhoso obrigava a bordadeira a passar, durante muitas semanas e mesmo durante meses de serões na sua confecção.
Como a escassez de tempo passou a ser um facto na vida moderna, a mulher deixou de ter tanto tempo para a confecção destes lenços, o ritmo de vida tornou-se mais intenso e a mulher teve que solucionar este problema adoptando no bordado outros pontos mais fáceis de bordar.
Com esta alteração outras se impuseram no trabalho decorativo dos lenços de namorados: o vermelho e o preto inicial vai dar origem a uma grande quantidade de outras cores, e com elas novos motivos decorativos se impuseram. Os lenços não deixaram porém de ser ainda mais expressivos, acompanhados muitas vezes de quadras de gosto popular dedicados àquele a quem era dirigida tão grande fantasia: 0 Amado.
Não é uma tradição bem interessante?... Agora por fim, um bom Dia dos Namorados para aqueles que escolhem comemorá-lo, seja de que forma for. Para os que não têm namorado... por vezes, vale mais só que mal acompanhado heheheh!!!
Para o meu Namorado de sempre... que todos os dias sejam dias de namoro! Não é preciso dias especiais para que isso seja demonstrado!

8 Comments:

At 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como diria a malta, "SEMPRE A BOMBAR" s'tôra.

Minha amiga, vi destes lenços, às "resmas", em Terras de Bouro e Vilaverde. Inclusivamente, na escola havia um clube que tinha programada a actividade de bordar os "Lenços dos Namorados". O engraçado é que não tive acesso à história desta obra. Mas gostei de conhecer as suas origens. De qualquer forma, estou como tu. Tal como o Natal que é quando um homem quer, também o dia dos namorados deve ser todos os dias. Se assim fosse, talvez a vida funcionasse melhor.
Jinhos, Sílvia

 
At 9:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ora aí está uma boa ideia para uma prenda original e nacional para oferecer num dia que de tradição portuguesa pouco ou nada tem. Também já vi alguns desses lenços e posso dizer que são lindos. obridaga pela explicação da sua origim.
Bjs Lena

 
At 10:41 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

Já os escoceces usam os lenços, quando a amada aceitava o pedido de namora dava ao homem um lenço que os unia a posteriori no dia do casamento


beijocas

 
At 12:34 da tarde, Blogger Unknown said...

Para quando o dia do Xá-das-5????
Acho que mereço...
:)
Belo txt Pap!

 
At 6:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

owaaa!
n conhecia essa história dos lenços:) mas é gira, se soubesse tinha era dado um ao Fábio...

O meu carnaval foi por água abaixo... descobri hoje que tenho teste de anatomia dia 6 de março... 2 semanas e meia p estudar...omg :/ tou mm lixada... RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

beijinhos**

 
At 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Papoila,vão à Marinha no sábado?
Penso que são vocês mas não tenho a certeza.Confirma aqui.Beijos.
Ana Maltez

 
At 11:06 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Sim vamos..aparece!!
Obrigada peos parabéns!

 
At 11:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! cayenne porsche s sale zyban umaxppc Bikini string small district of columbia welding rod lawyers http://www.florida-time-share-0.info effexor cymbalta porsche 944 turbo part pornstars asian Affordable term life assurance quotes Subaru legacy clutch adjustment america car north porsche

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!