segunda-feira, abril 10, 2006

Ohh Faxavor de repetir?????



Mais de 50% dos médicos e enfermeiros não lavam as mãos
Calcula-se que entre 50 a 60% dos médicos e enfermeiros em todo o mundo não lavem nem desinfectem as mão quando tratam os doentes, uma falha responsável pela maior parte das infecções cruzadas nos hospitais, diz a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A notícia faz manchete na edição desta segunda-feira do jornal Público, que, citando dados fornecidos pela OMS, refere que, em Portugal, está a ser preparada uma campanha nacional para sensibilizar os profissionais para o problema, isto apesar de em 40% dos hospitais não existirem lavatórios adequados ou em número suficiente.

Todos os anos, o tratamento e os cuidados prestados a milhões de doentes em todo o mundo são agravados por infecções hospitalares, denuncia a OMS, que recorda o facto de algo tão simples como a boa higiene das mãos por parte de médicos e enfermeiros continuar a ser a melhor arma para reduzir a infecções cruzadas (que são transmitidas de doente para doente), como a do estafiloco aureus.

No entanto, diz a mesma organização, que tem em vigor a campanha de alerta «Cuidados Limpos, Cuidados mais Seguros», a adesão dos profissionais à lavagem e desinfecção das mãos é «extremamente fraca».

Em Portugal, não há dados sobre os hábitos de higiene das mãos dos profissionais de saúde,(então onde os foram buscar???) garante o Público, mas, sim, informação indirecta, como os relativos à existência nos hospitais de lavatórios e produtos de higiene para o cumprimento destas regras.(Ah então de quem é a culpa hein??)

O último levantamento nacional, realizado em 2003 e 2004 junto de 53 hospitais de todo o país, está longe de ser animador.

Cerca de 40% das unidades não estavam equipadas com lavatórios adequados ou em número suficiente, revela a auditoria do Plano Nacional de Controlo da Infecção (PNCI), segundo a qual, 64% dos hospitais tinham normas para a higienização das mãos, mas apenas 55,4% as divulgavam junto dos profissionais. Já quase 70% dos hospitais tinham políticas para o uso de anti-sépticos, que permitem desinfectar as mãos e são alternativa à lavagem na maioria das situações.

Fonte: Diário Digital

15 Comments:

At 10:44 da manhã, Blogger Reino do Algarve said...

Agora consigo entrar no blog sem ter que esperar na fila, problema resolvido penso, vamos então lavar as mãos.
Um bom início de semana aí por Alcobaça.

 
At 11:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não se morre da doença, morre-se da cura!! hehehe!!!

 
At 12:35 da tarde, Blogger Hindy said...

Já não bastava as fracas condições da maior parte dos hospitais, agora também os técnicos de saúde...
O que nos faltará mais?

 
At 3:58 da tarde, Blogger Francis said...

Lavar as mãos? Isso é um mito! :-)

 
At 4:10 da tarde, Blogger Héliocoptero said...

Campanha de sensibilização? Até parece que é algo que só deve ser feito por opção!

Lavar as mãos antes de pô-las à obra é elementar nos cuidados de saúde. Um médico que não cumpre com o ABC da sua profissão não precisa de ser sensibilizado: precisa de ser disciplinado! É uma questão de responsabilidade básica, não de mera sensibilidade.

 
At 4:36 da tarde, Blogger princesa said...

uma proposta de slogan:
'limpinhas limpinhas com dodot's'

 
At 4:50 da tarde, Blogger Wakewinha said...

Também vi a reportagem e fique assim um 'cadito para o enojada! Mas na verdade antigamente os cuidados nos hospitais não eram nenhuns e são poucos os casos reportados de morte por falta de higiene! Mas que isso me deu uma ideia para postar uma historia engraçada, lá isso deu... =P

Beijinho*

[Lê e divulga, p.f.!]

 
At 6:05 da tarde, Blogger 125_azul said...

e o que não está sujo por cá?

 
At 6:15 da tarde, Blogger Rosa said...

'CA NOJO!!!!
O que vale é que eu vou muito pouco a hospitais [desde uma passagem absolutamente traumatizante pelas urgências do hospital de Alcobaça!!! :)]

 
At 7:47 da tarde, Blogger Luzinha said...

Fiquei extremamente surpreendida!

Isso é coisa que não me "encaixa"!

Como é possível?! Enquanto trabalhava passei o dia todo a ouvir essa notícia, na rádio.


Eu que trabalho com fotografia e negativos, cada vez que calço as luvas para mexer nas fotos, lavo as mãos, e nem têm conta, nem imagino se eu fosse médica ou enfermeira...

A mim enjoou e mt!

 
At 8:36 da tarde, Blogger Caracolinha said...

Oh ppppaaaappppooooiiillllaaaa ... lllliiinnndddaaaa, como tás amiguinha ????

Pois é pá .... afinal estamos em portugal onde sempre imperou e impera a filosofia do "que não mata engorda" !!!!

Então eu até os compreendo, tadinhos, eles devem pensar assim, "atão, se o gajo já tá doente, mais micróbio menos micróbio não deve fazer grande diferença" !!!!

Olha, e convenhamos, com os apelos constantes à poupança de água até me faz algum sentido que não lavem as mãos ... xiça pá, vocês também é preso por ter cão e preso por não ter ... que mal é que há numas unhinhas com sujidade de há 15 dias ????

Vam'o lá imbora a aderir à campanha, restaurantes, hoteis, dentistas, padarias e afins, todos unidos de mãos sujas !!!!

E viva este país que, se não for levado a rir, não há estrutura psicológica que o aguente ...

Olha, podiamos fazer uma colecta de alguidares assim como a campanha das tampinhas e deixar á porta dos hospitais com uns garrafões de água ... sempre dáva p'rarremediar !!!!

Hoje lembrei-me de ti e da nossa téte logo de manhã porque, ao dirigir-me para o supermercado que há perto da minha casa li, em letras grandes .... TEMOS MAÇAS DE ALCOBAÇA !!!!

Há lá melhor maneira de começar o dia, a lembrar-me de pessoas com alto astral ????

Beijoca encaracolada da molusca lampiona que ontem ia tendo uma travadinha a ver aqueles zombies a jogar contra o Marítimo, quer dizer, eles até parece que estavam era a jogar "a favor" do Marítimo, não seria bem "contra" ... :))))

Mas uma vez Gloriosa, SEMPRE GLORIOSA :))))

 
At 9:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá minha amiga,
por esta é que eu não estava à espera! Olha que até o Mc Donald's tem no meio da cozinha um desifectante líquido para os funcionários irem desinfectando as mãos ao longo do expediente! Sei disto por fonte segura!
Como é que é possível tanta negligência? Até para o pessoal do hospital (e famílias), se torna bastante perigoso!!!
Fico parva com estas negligências!
Beijinhos e um abraço apertadinho,
Daniela

 
At 1:54 da manhã, Blogger Quimera said...

Se a percentagem de médicos e enfermeiros que não procedem à desinfecção das mãos quando tratam doentes é de 50 a 60% ...imaginem lá qual será a percentagem de cozinheiros dos restaurantes em que comemos que também não as lavam antes de tocar na "nossa" comida... Blhekkkkk!!!!
Beijinhooo

 
At 6:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Big tits wide asses paris hilton hq pictures Anit spam filter for incredimail products cosmetics

 
At 5:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!