sexta-feira, maio 05, 2006

Hoje houve teatro na escola...


...em Inglês!!!
O Departamento de línguas e o Grupo disciplinar de Inglês da minha escola, levaram hoje a cabo uma actividade inserida no plano anual de actividades do Agrupamento/ Escola Básica 2,3 Frei Estêvão Martins.
Recebemos no pavilhão dos Bombeiros da cidade, que muito gentilmente nos cederam o espaço e a quem queremos desde já agradecer, a companhia de Teatro Interactivo em Inglês "English Theatre Company", mais conhecida por "ETC."
Foi fenomenal a interacção que os actores conseguiram com os alunos, os miúdos estavam deliciados, e embora não conseguissem abarcar todo o vocabulário utilizado, entenderam a peça perfeitamente e deixaram-se levar inteiramente durante aquela hora de espectáculo.

A companhia, constituída por três jovens britânicos, sedeada em Barcelona mas que leva a cabo espectáculos em escolas por toda a Europa, mostrou duas peças que embora focassem o mesmo tema, se adaptavam conforme o nível etário a que se dirigiam. A primeira "Rewind" contava a história de um miúdo com problemas na escola e com uns pais que não seriam de todo os que ele idealizava, e que foi presenteado por uma criatura "mágica" com um "telecomando mágico" que lhe permitia voltar atrás no tempo e mudar as coisas. A segunda "William B." falava do mesmo miúdo sonhador mas que arranjou ele próprio coragem para enfrentar os problemas, sempre recorrendo à sua fértil imaginação....
Ambas as peças actualíssimas como convém e muito viradas para a realidade dos miúdos. Foi muito engraçado ver como com pouco material se pode fazer teatro divertido e pedagógico de diversas formas, já que em minha opinião os assuntos tratados de uma forma ligeira, prestam-se não só a ser trabalhados nas aulas de Inglês, como a ser abordados nas aulas de formação cívica. Os nossos heróis eram vítimas de "bullying"...

Foi giro ver os miúdos tomar partido pelo "herói"...o fraco e atrapalhado adolescente.

Foi um dia bem diferente, os miúdos e os professores adoraram... e as escolas precisam muito deste tipo de actividades.

Chegámos a casa cansados (esta organização não é fácil numa escola com 800 alunos)mas satisfeitos por termos conseguido proporcionar algo de diferente aos nossos "miúdos". Afinal é por causa deles e só deles ... que a escola existe!!
Ai que belas gargalhadas ecoaram hoje naquele ginásio!!!

P.S. - Tenho que agradecer à Camara Municipal da Nazaré que nos emprestou um palco e algumas cadeiras, uma vez que o palco que é pertença da Câmara Municipal de Alcobaça tinha sido já previamente cedido a outra instituição. À Câmara Municipal de Alcobaça resta-me agradecer a cedência do resto das cadeiras.

AH!!!!!!!!!............Que falta faz na minha escola um pavilhão polivalente ou um auditório... !!!

11 Comments:

At 9:45 da tarde, Blogger Hindy said...

Very well! São dias assim que marcam a diferença na escola.
Beijocas


P.S.- Ainda bem que já consegues visualizar na perfeição, já começava a ter saudades da tua presença! :)

 
At 11:28 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

:) Assim, os alunos gostam de aprender. Pode ser que, com uma iniciativa destas, a Escola se decida a pedir um investimento para um pavilhão. :)

 
At 7:29 da manhã, Blogger Reino do Algarve said...

AH!!!!!!!!!............Que falta faz na minha escola um pavilhão polivalente ou um auditório... !!!

Nao será possivel ir buscar isso ao Brasil???

 
At 8:50 da manhã, Blogger Carlota said...

Excellent idea, my dear!
I'm glad that you and all the kids had loads of fun.
Now it is time to relax.
Enjoy the week-end!

Beijolas. :D

 
At 5:52 da tarde, Blogger AnaCristina said...

Que bom...
Os miúdos adoram actividades destas! E a gente também...

Bom fim de semana

 
At 5:53 da tarde, Blogger AnaCristina said...

há um desafio la no meu cantinho. Contribui...

 
At 11:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que iniciativa tão gira!
Os miúdos devem ter delirado!
Beijinhos

 
At 2:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ficámos de rastos mas valeu mesmo a pena.
Foi lindo ver aquela miudagem toda a interagir com os actores mesmo quando sabiamos que nem todos percebiam tudo aquilo que era dito.
E as caritas daqueles que, como bem sabemos, nunca tinham assistido a nada do género!
São estes momentos que nos fazem pensar que afinal ainda vale a investir nestas actividades (apesar de tudo).
Bjs Lena

 
At 6:53 da tarde, Blogger Filipe Pratas said...

é Verdade... valeu mesmo a pena! Todos os miúdos disseram que entenderam a maioria das expressões utilizadas pelos actores. Estiveram tão concentrados na peça que, no fim, até houve uma chuva de autógrafos. É assim que tem que funcionar a Língua Inglesa na escola, não devem ser só aulas em que ouvem a pronúncia do professor. O facto de perceberem que conseguem compreender e comunicar com um native speaker é um excelente factor de motivação.

 
At 1:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Earth oven + firebrick downdraft cooktops electric 2005 audi a3 in usa Sofa bed mattress foundation Car dvd and cd players Asphalt+drum+plant+dryers Handcuffs boots bondage fluoxetine 10mg Obtain vardenafil hcl prescription Biore skin care product site nissan buick grand national club Hospital pay for physician malpractice premium Enterprise car rental jobs Canada poker chips Paintballing prestatyn pornstar videos

 
At 7:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... Unh hockey players suspended Lasik laser eye surgery picture 1gb circ mp3 player sony walkman Ativan farmacology cheap merchant account california cosmetic surgery face lift cosmetic surgery facelift face lifting products facelift

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!