segunda-feira, maio 29, 2006

Hum???!!!!!


Se assim for....

O gigante espanhol da moda Inditex, que detém a Zara, abriu um inquérito para verificar a veracidade de informações, segundo as quais um dos seus fornecedores portugueses emprega crianças para coser sapatos, indicou hoje um porta-voz do grupo.
O semanário Expresso publicou sábado uma reportagem sobre duas crianças de 11 e 14 anos que costuram em casa sapatos da marca Zara para um fornecedor da Inditex na zona de Felgueiras. Um deles era pago a 40 cêntimos por par, segundo o semanário.
Se esta informação se confirmar, este fornecedor cujo nome não foi precisado terá violado o código de conduta dos ateliers da Inditex, precisou o porta-voz.
O grupo espanhol romperá então as ligações comerciais e estudará a possibilidade de uma acção em justiça, acrescentou.
Este fornecedor como todos os fornecedores da Inditex foi objecto no ano passado de uma auditoria, sem que o grupo tenha detectado nada de anómalo.
Segundo o semanário, que ilustra com fotografias e refere ter assistido «a este tipo de trabalhos manuais, feitos por toda a família, em condições desumanas», o fenómeno «alastra-se por várias freguesias rurais de Felgueiras, muito afectadas pelo desemprego».
O semanário apresenta o caso de dois irmãos de 11 e 14 anos que costuram com a restante família dezenas de sapatos de Verão para a Zara, recebendo 40 cêntimos por cada par cosido à mão, completando entre 100 a 160 sapatos por dia.
O número de série dos sapatos que as duas crianças cosiam, fotografados pelo Expresso, permitiu identificar que tinham sido produzidos por uma fábrica de Felgueiras, que no ano passado sofreu uma auditoria por parte da multinacional, que não revelou nada de errado.
«A ser verdade, a Inditex será implacável. Essa fábrica deixará de trabalhar para o nosso grupo», afirmou o chefe do gabinete de comunicação do grupo ao Expresso, salientando que só no último ano «4.000 empresas deixaram de trabalhar para o grupo por violarem o código de conduta da empresa».
... será um excelente exemplo... mas será????!!!!....

17 Comments:

At 4:40 da tarde, Blogger _+*Ælitis*+_ said...

Pois, ética é linda e é um valor necessario mas o que vai acontecer em consequencia de accoes destas? é um circulo vicioso que vai-se criando :(

Nao sei se me fiz entender!

Beijos coquelicot (papoila em francês)

 
At 5:24 da tarde, Blogger Rosa said...

Há que ter fé que sim, que será.

 
At 5:39 da tarde, Blogger Periférico said...

Gostava que fosse, sempre me fez confusão esta exploração dos mais fracos e dos mais pobres, a falta de escrúpulos... que isto se passe num país Europeu torna tudo ainda mais chocante.

Beijos

 
At 7:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A ver vamos...
No entanto não é o desfecho deste caso que me preocupa, mas sim o facto de em Portugal ainda existirem pessoas com este tipo de mentalidade. As crianças em casa a trabalhar apenas o fazem porque os pais o pretendem.
Não consigo imaginar o que leva um pai ou uma mãe a fazerem algo deste tipo aos seus filhos...

 
At 9:15 da tarde, Blogger 125_azul said...

A ver vamos, como diz o cego...

 
At 10:04 da tarde, Blogger isabel said...

E nestas alturas que tenho vergonha de ser portuguesa e dos meus posts sobre as nossas praias maravilhosas...

 
At 10:06 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

É um bom exemplo, só pode ser. Estas famílias vão ficar sem parte do seu rendimento (caso se confirme), mas depois, haverá outras famílias que não seguirão o exemplo destas, porque saberão não ter nisso vantagens. Pode resultar como exemplo.

 
At 10:21 da tarde, Blogger isabel said...

So agora reparei que es BC...membro activo?

Bjs

 
At 10:45 da tarde, Blogger armando s. sousa said...

A situação não é tão linear como parece.
Antes de tudo quero dizer que sou contra todo o tipo de utilização de mão-de-obra infantil, como toda a gente que frequenta o meu blogue sabe. No entanto, este fenómeno tem que ser visto com isenção e sem sensacionalismos próprios da comunicação social. Entendo o trabalho infantil todo e qualquer trabalho desenvolvido por crianças em idade escolar obrigatória, numa fábrica, na construcção civil, no campo, na televisão, no cinema ou o que quer que seja, em horário escolar, com um salário, mais ou menos pequeno e a desempenhar tarefas de adultos.
Segundo a notícia do Expresso, as crianças não tinham abandonado os estudos e não faltam às aulas. Temos que distinguir aqui as duas situações, aquela em que a criança abandona efectivamente a escola e aquela em que dá um contributo para o orçamento familiar. Pode-se sempre argumentar que não deixa de ser trabalho infantil, no entanto, se continuarem a dar prioridade à educação, não vejo um grande mal para a formação da criança.As generalizações são perigosas.
Sobre a acção da Indutex/Zara em relação à fábrica que produz os respectivos sapatos, é uma acção que a Indutex têm todo o direito a fazer, no entanto, é preciso ressalvar, que a fábrica em questão poderá, e certamente não têm, conhecimento desta situação de trabalho infantil no cosido dos seus sapatos, pois a empresa, sub-contrata, outras pessoas, normalmente em nome individual, para fazer a distribuição das gáspeas para coser.
Não me apetece falar "Dos morangos com açucar"...

 
At 11:00 da tarde, Blogger rosa do deserto said...

Infelizmente, o trabalho infantil (e não só), é uma situação que acontece bastante, espalhada por esse mundo fora... Mas acontecer no grupo da Zara, uma marca com toda essa credibilidade, é mesmo de ficar sem palavras... Se for verídico, espero que tenham as devidas penalizações...

 
At 11:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda há realidades muito tristes! Até é capaz de ser verdade!

 
At 11:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pode ser que como se trata de uma empresa espanhola a coisa vá mesmo até ao fim. Assim espero para que pelo menos sirva de exemplo aos outros.
Bjs Lena

 
At 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o armando ésse.
No fundo, considerando a realidade industrial dos dias de hoje, a Zara não terá quaisquer culpas pelo sucedido. Este tipo de tarefas são muitas vezes sub-contratadas e sub-contratadas várias vezes, sendo portanto difícil de imaginar o que se passa para lá da pessoa ou empresa a quem é entregue o serviço.
Também não é por isto que devemos ter vergonha de sermos Portugueses. Do lado de lá da fronteira passa-se o mesmo o que não nos inferioriza assim tanto...

 
At 11:19 da manhã, Blogger Mónica Lice said...

Ainda existe muita coisa por clarear... Mas, seja como for, a roupa não tem que ser sinónimo de sofrimento para alguns, e de gozo e lucro para outros!

 
At 1:17 da tarde, Blogger Pitucha said...

Confesso que há momentos em que tenho vergonha do meu país!
Beijos

 
At 3:37 da tarde, Blogger Cerejinha said...

Temos de acreditar que sim.
Acreditar antes de desconfiar...

 
At 11:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Girls suckling lesbian erotic stories Government lazer surveillance equipment Lesbian erect nipples effects of stopping zoloft http://www.gayvideo9.info/lesbian-wet-panties-fetish.html Lec fridge freezers uk Driveways in miami bondage tit pornographic lesbian photos red black lesbian 04 Fragrance lepore nanette Huge vaginal cumshots keywords sanfran cisco hotels All lesbians Wiki zocor memory loss

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!