terça-feira, maio 30, 2006

Ser professor!!!


Sempre fui uma defensora efectiva da avaliação dos professores, bem como de todos os profissionais de TODOS OS RAMOS.
Quero aqui salientar que sempre defendi uma participação dos encarregados de educação na vida escolar como agentes activos com os quais podemos contar para melhorar o desempenho escolar e pessoal dos seus educandos... Faço desde já esta ressalva para não ser mal interpretada!!
Eu sou a favor da avaliação dos professores!!! Completamente!! Mas convenhamos ... Há que dizer que essa avaliação já estava prevista no actual ECD, "cobardemente" nunca foi efectivamente realizada!!!
Não posso é concordar com a forma como a avaliação é proposta.Não posso conceber nem como professora nem como mãe que os pais a avaliem os professores, quando todos sabemos que a grande maioria dos pais se demite da sua função enquanto tal!!!
70% dos pais da minha direcção de turma só comparece na escola quando convocado, ou então nem isso. No dia em que eu puder avaliar os Encarregados de Educação enquanto tal passarei a concordar em que me avaliem!!!
Acho sim é que ... cada macaco no seu galho!!!!
Parece-me que há um grande problema de generalização de casos de maus profissionais , como os há em todos os ramos. Não consigo de todo aceitar que a ministra diga que "os professores têm aversão ao saber"!!!
Isso ofende-me pessoal e profissionalmente!
Se a Srª Ministra dissesse que "ALGUNS professores têm aversão ao saber" ainda poderia compreender! Mas esta mania que têm de meter os professores todos no mesmo saco!
Uma coisa que me choca é que há imensos exemplos de bons profissionais, que se dedicam à sua profissão com afinco, empenho, espírito de quase missão. Durante a permanência deste governo, só tenho ouvido críticas e reparos (alguns com os quais concordo, mas sinto neste momento que somos os bodes expiatórios de todos "os males do mundo"), mas pouco tenho ouvido falar sobre esses, os tais que se dedicaram ao "sacerdócio do ensino".
Leiam mais aqui

27 Comments:

At 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alguma outra alternativa então para a avaliação?
Eu mais uma vez digo que gostava muito de poder avaliar a professora do meu filho. Não com o sentido de a penalizar mas sim como um alerta para algo que ela pode fazer melhor...

 
At 11:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Depois de tudo o que tenho ouvido e lido sobre nós professores nestes últimos dias (e acabei de assistir a mais um debate sobre a escola dos nossos dias) aquilo que sinto é, para além também de indignação, uma grande tristeza e frustração.
E é como tu dizes, estou já a ficar cansada de ser o "bode espiatório" de todos os males deste país.
Bjs Lena

 
At 11:11 da tarde, Blogger mixtu said...

muito bem amiga, tb começo estar a ficar farto de definir as classes como um todo...
assino por baixo...
besitos

 
At 11:20 da tarde, Blogger Carlota said...

Passei para deixar uma beijola.
E, já agora, aproveito para dizer que não acredito que esta ideia imbecil da ministra tenha qualquer futuro...
:)

 
At 11:35 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

ora não podia estar mais de acordo. Quando os pais deixarem de se descartar do seu papel então aí pode ser que a coisa mude. Era só o que faltava agora serem os pais a avaliar os professores havia de ser bonito!

claro que também há professores que são cada nódoa que até assusta

beijocas

 
At 11:38 da tarde, Blogger A Professorinha said...

O problema não é bem os pais avaliarem os professores, o problema é com isso perdermos toda e qualquer autoridade dentro da sala de aula. E mais, quanto à ministra, a lulu, porque é que ela é ministra e não professora? Só pode ser por ser incompetente. Ela é que tem aversão ao ensino. Olha que a Fátima Bonifácio, a professora Universitária que hoje falou na RTP, não é ministra da educação, e, pelo que eu ouvi hoje, é bem competente para isso!

 
At 12:27 da manhã, Blogger Madalena said...

A indignação é geral, da nossa parte,claro!
A opinião pública é o mais difícil de combater. Beijinhos

 
At 3:25 da manhã, Blogger Cristina said...

completamente de acordo!! nunca me passaria pela cabeça avaliar um professor...como é que se faz? vão dar cursos de formação aos pais para saberem o que é que vão avaliar? vão fazer turnos de pais a observar as aulas? ou vai ser tipo..
eu acho que o prof. de4 metemática do meu filho é uma bela merda, porque o rapaz teve negativa.. ??

senhores...


beijinhos e mil obrigadas pelo teu carinho....

 
At 3:45 da manhã, Blogger Kafé Roceiro said...

Eu sempre achei que as profissões que deveriam ser mais bem pagas no mundo por uma questão de pura inteligência são: professor, policiais, médicos. Mas infelizmente nossos políticos mataram aula!

 
At 10:07 da manhã, Blogger 125_azul said...

Se ao menos a avaliação resolvesse o que quer que fosse! Vivemos cercados de maus profissionais que têm lindos curriculos de papel, cheios de notas bonitas... Acho de extremo mau gosto, para dizer pouco, a ministra que tutela a pasta utilizar os termos abusivos que usa quando se refere aos seus tutelados. Ela deixou de dar aulas para ser ministra...

 
At 11:58 da manhã, Blogger Barão da Tróia II said...

Proponho o seguinte, instituir uma comissão de doentes para avaliar os Médicos, os que não forem julgados capazes vão para Arrumadores de Carros.
Uma comissão de condenados par julgar os Juízes, os que não forem julgados capazes, vão para a Construção Civil.
Uma comissão de eleitores para avaliar os politicos e os governantes, os que forem julgados incapazes vão para a Agricultura.
Assim em constante avaliação pode ser que isto mude.

 
At 12:36 da tarde, Blogger sem-comentarios said...

Tb acho um absurdo ! onde vamos parar com este governo !

 
At 1:02 da tarde, Blogger Folha de Chá said...

Concordo TANTO contigo. Dizer que os pais podem avaliar os professores, é dizer que todos os pais podiam se professores. O que não é nada verdade! A maior parte dos pais (infelizmente) nem sabe sequer o que é que o filho estuda. Como pode ter uma opinião válida sobre quem lecciona essas matérias? Socorro! Esperemos que isto não vá para afrente. Porque senão, a única coisa que teremos serão pais de filhinhos mimados a ver se lhe conseguem subir as notas. E com isso, teremos cada vez menos crianças verdadeiramente conhecedoras e preparadas. E assim andamos... :(

 
At 1:30 da tarde, Blogger Pitucha said...

Passei para te dar ânimo (e aos demais professores). Eu adorei a escola e os professores foram responsáveis por isso (não todos, claro porque há sempre a excepção para confirmar a regra).
Beijos

 
At 2:01 da tarde, Blogger Francis said...

"Os profesores têm aversão ao saber".
Vale-nos a sra. ministra na sua infinita sabeoria. Para mim, TODOS os politicos são mentirosos e a sra. ministra junta incompetência e estupidez a este (des)predicado.
Enfim, é como digo; nós merecemos a merda que temos, porque somos nós que os metemos lá!
Beijinhos!

 
At 2:36 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

Nada pior do que generalizar, de facto!
Cada caso é um caso, e devo confessar que, ao londo da minha vida, tenho-me cruzado com EXCELENTES professores!

 
At 2:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá
Mas que indignação!!!!
Os pais a serem eles e só eles a avaliarem os Professoeres, não lembra nem ao diabo e não acredito que a ministra seja assim tão estupida para sequer pensar, que possa ser essa uma solução para melhorar os resultados, que segundo parece não são famosos!!!.
Não acredito que isso possa ser assim , será com a participação de um representante dos pais como observador e pouco mais, estamos a falar de coisas sérias e não poder ser um jagodes qualquer que vai apreciar as qualidades pedagogicas de um professor.
que os professores deverão ser avaliados claro que devem ser , como deveriam ser os juízes etc etc.
Todos nós deveríamos ter qualquer tipo de control para que as coisas corressem melhor.
Minha amiga já há muitos anos que os alunos em universidades nos Estados unidos avaliam os professores, e digam lá, não tiveram muito pulha como professor e não poderam fazer nada contra isso?. Eu tive
Há muitos professores dedicados e bons mas se calhar será que são a maioria? não sei responder, só sei que a profissão de professor é muito dificil pois os Pais não educam os seus filhos e o sistema não os ajuda . O resultado está á vista.
Temos exames com perguntas sem solução, temos exames com matéria que não foi dada, temos escolas a maio gas enfim a coisa é negra.
A vida é dificil papoila ahahaahah!!!

 
At 3:33 da tarde, Blogger Periférico said...

Não acredito que esta medida traga nada de benéfico a um sistema já de si doente, muito pelo contrário... vai criar anti-corpos e provocar equívocos e maus entedidos entre as partes envolvidas. Não gosto de generalizações, acho que o estado da educação em Portugal é grave, mas de certeza que não serão os professores os únicos culpados. Já uma vez aqui escrevi e volto a repetir que falta rigor e exigência na nossa escola, e enquanto não voltar haver disciplina e autoridade o sistema está doente e condenado ao fracasso.
Não há respeito pelos professores, os meninos passam quase administrativamente se não ficam traumatizados e cada dia que passa o nível médio é mais baixo. Arranjar bodes espiatórios é fácil, complicado é atacar e resolver a raiz dos problemas!

Beijos

 
At 4:09 da tarde, Blogger ... said...

Só passei para fazer este comentariozito.
Depois de escreveres este post viste o documentário que deu na RTP1 acerca dos alunos/professores/escolas?
Dá que pensar e que há muito a fazer.
A verdade com imagens e com testemunhos.

 
At 9:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Realmente só com disciplina com respeito pelos professores, com a implementação do rigor é que se vai lá. Claro que os professores acabam por ser os bodes espiatórios ficando responsaveis pelos desmandos de todos os incompetentes que habitam o ministério de educação pelos governantes ignorantes e malandros que temos tido desde o principio do seculo pela sociedade ignorante e semianalfabeta que nós temos.

Tudo isto é uma grande gaita e nada facil de gerir quando se tem capacidade para fazê-lo e se tem essa possibilidade. E quem tem? tantos anos e andamos tão devagar!!!!
Veja-se só, a introdução do Inglês nas escolas do primeiro ciclo, levantou logo polémica, esta medida veio só com 100 anos de atraso repito 100 anos. Já imaginaram os pobres dos Portugueses que nos anos 60 que tiveram que emigrar sem saberem linguas, não tiveram vida nada facilitada, e já passaram tantos anos e ainda se discute se é esta a melhor altura para o fazer. Que raio de gente esta!!!!!!!!
Tanta gente tem passado pelos governos e só agora é que fizeram alguma coisa introduzindo o Inglês na escola basica.
Já deveria estar no preprimário e deveria ter uma exigência final semelhante ao Português. As novas gerações só teriam a ganhar com isso.

Quem é que fala na Europa Português? só nós não é? então se não falarmos correctamente o Inglês digo como o português ,estamos feitos ao bife, Os suecos os holandeses etc há muito descobriram isso , parece que nós não.
Esta gente da FENPROF sabe o que se ensina e o que se deve ensinar? sabe? eu penso que não, parecem profissionais do tacho que nem querem ouvir falar de escola é tudo mau para eles.
Que raio de construtivo já fizeram certamente que muito? será que se vê^.
Realmente estar no meio disto tudo é deprimente , mas não percam a esperança, um dia teremos gente competente no estado e nos governos e a nossa sociedade será mais exigente.
Não percam a esperança
Miro

 
At 11:07 da tarde, Blogger A Norte nada de novo said...

Eu como Professor te digo,neste país observam-se os problemas....mas o seu remédio é curar esses mesmos problemas com medicamentos que nada têm a ver com o caso!A avaliação por parte dos pais,só fará com que se sintam ainda menos responsáveis pelos filhos,e quanto à nossa avaliação própriamente dita,servirá para criar tachos e afundar muitos bons profissionais.Já ando nisto à 8 anos e só vejo piorar a situação!O nosso mal é fazermos puco e baixarmos sempre a cabeça!

 
At 12:06 da manhã, Blogger Hindy said...

Concordo totalmente!
Bjs

 
At 1:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

hoje em dia os pais julgam que os professores devem educar os seus filhos não só no que respeita ao ensino bem como a educação em geral (maneiras, posturas, comportamebtos, etc)...
O que é bonito de ver é que se um puto e malcriado porque a maezinha e o paizinho nunca lhe deram um bofetadazita quando este dizia palavroes perante outras pessoas, acusa-se o professor. Se o aluno nao estuda porque os mesmos paizinhos acham que a criancinha tem pouco tempo para brincar, a culpa e dos professores... se a criancinha começa a fumar e porque os professores nao tomam conta deles nos intervalos... se as criancinhas se embebedam de certeza que e porque os professores de alguma forma os incitaram a tal... Mas nao acham que os professores ja se vêm suficientemente mal para educar os proprios filhos nesta era da mega informação quanto mais para educar o dos outros para alem do que realmente lhes corresponde??? é verdade que ha professores bons e maus, mas gostava de ver a tropa inteira dos senhores ministros e deputados a darem aulas a pequenos marginais (como muitas vezes se vêm por ai).... se acham que e tudo tao simples porque se sentam confortavelmente atras de pastas de ministerios e nao vêm dar o corpo ao manifesto? Enfim... O desabafo de uma futura professora...

 
At 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cara colega

Faço minhas todas as tuas palavras. Mas repara " somos os bodes EXPIATóRIOS de todos os males do mundo..."
Estarei ao teu lado. Sempre

 
At 5:28 da tarde, Blogger papoilasaltitante said...

Anónimo ...tens toda a razão... foi uma gralha que passou será prontamente corrigida!
:)

 
At 7:57 da tarde, Blogger AnaCristina said...

Ando meio desaparecida porque sou uma daquelas professoras que nada faz... e enquanto não faço nada chateio-me com a ministra por ser injusta para com quem trabalha a sério...

:D

 
At 3:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... How do you lower cholesterol http://www.water-bed-2.info Gigagalleries interracial mitchell fishing reel download ringtones kia sorento Breaking ass incorporate Protein supplements and snacks Lazyboy chair repairs Long vicodin stay system Animal license plate frames Farmers insurance houston tx Pay per click ads page defense attorney urban fitness trails

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!