Desabafos de uma professora...
Retirado directamente de um blog de Ramiro Marques passo a citar:
"Mais um depoimento de uma professora sobre o processo de avaliação de desempenho. Até queriam que ela pagasse as fichas de avaliação!
Hoje foi dia de me deparar com uma situação insólita na Escola Secundária de (omito o nome). Aprovadas as fichas de registo pelo Conselho Pedagógico, soube que estavam disponíveis na reprografia para todos os professores que as solicitassem. Assim fiz e foi aqui que me deparei com uma situação insólita.Diz-me a funcionária muito educadamente " Tem de pagar as fotocópias, srª professora." E em jeito de desculpa "São as ordens que eu tenho, srª professora."Confesso que pensei estar numa escola que tem a veleidade de me querer reduzir a pessoa acéfala, coisa que eu não sou."Não pago." respondi eu "Vou resolver o problema à direcção, mas garanto-lhe que não pago os instrumentos que vão condicionar a minha avaliação interna enquanto funcionária nesta escola."E toca de avançar escadas acima, com a papelada na mão, que é mais do que muita, constituída por Ficha Auxiliar da Avaliação da Planificação, Instrumento de Registo de Avaliação de Desempenho dos Professores - Observação de Aula, Instrumento de Registo de Avaliação de Desempenho dos Professores - Análise Documental, Ficha de Registo de Avaliação Efectuada pelo Director. Treze folhas no total.Lá chegada repeti "Não pago. Não pago as fotocópias de documentos internos desta escola, que eu tenho de analisar pois vão condicionar toda a minha avaliação." E acrescentei "Sinto-me insultada. Mais, sinto-me gozada. E não pago não porque não tenha dinheiro para pagar. Não pago por uma questão de princípio. Nem que fosse um cêntimo. Recusaria da mesma forma o pagamento. Tenho os meus impostos em dia que sempre cumpri escrupulosamente. Só me faltaria agora ter de pagar para ser avaliada pelo Ministério da Educação! Só me faltaria agora pagar a minha própria avaliação! Podem fazer uma lista negra, a começar por mim, daqueles que desobedecem às ordens superiores. NÃO PAGO. E podem até colocar-me um processo em tribunal. NÃO PAGO! SINTO-ME INSULTADA, ACHINCALHADA, GOZADA. E NÃO PAGO."E lá desci com as fotocópias na mão, sem as pagar, claro está, nervosa, alterada e irritada com a situação mesmo mesmo bem para ir leccionar uma aula (...)No intervalo seguinte quando entrei na sala de professores a primeira coisa que soube pelos meus colegas foi que o problema estava resolvido e as fotocópias seriam gratuitas para todos os professores.Cheguei a casa nervosa e com arritmias cardíacas. O clima está de cortar à faca e à mínima coisa poderá ficar completamente fora de controlo. Tive de tomar um calmante, logo eu que nunca tomo nada destas coisas! Deitei-me a dormir. Exausta.Alguém me tira deste filme?"
Ora pensei eu... cá pela minha escola felizmente que reina o bom senso! Mas ele há cada uma! Ora não basta pagar as canetas, o lápis, o papel, os tinteiros, os computadores (sim porque eu cá não estive à espera do fornecido no plano eescolas - o que pedi em Outubro ainda cá não chegou, deve estar à espera do polémico TGV para cá chegar... mas isso é uma história para outros contos), as impressoras... e afins agora a malta também tem que pagar do próprio bolso as fotocópias das fichas de avaliação?????.... Esta gente ensandeceu ou quê?????
Não tenho palavras para exprimir o que me vai na alma. Durante todo este tempo evitei falar em algo que me atinge tão profundamente que me chega a corroer por dentro... Faz-me mal abordar este tema...
Dão-me (tal como a esta colega) arritmias cardíacas, tenho que andar a tomar calmantes... roi-me por dentro como algo mau!
Por isso nem que seja por CATARSE... dia 8 lá estarei, independente, sem filiação politico-partidária, sem ser sindicalizada... mas consciente de que mais do que nunca me sinto desrespeitada na minha função de professora - PROFISSÃO que ESCOLHI.
Etiquetas: Escola, indignação, professores
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home