quinta-feira, março 13, 2008

A propósito de Emídio Rangel...

Daqui retirei este cometário que subscrevo na totalidade. Não sei quem é a MARGARIDA, só lhe posso dizer que está de parabéns pelo excelente texto que escreveu.

"Em primeiro lugar, parabéns pela frontalidade desta carta aberta!

Vê-se e ouve-se tanta coisa, que, de facto, já não se aguenta ouvir e ler barbaridades como esta.

Sou professora e estive na manifestação com muito gosto. Porque quem está “lá em cima” precisa saber o descontentamento que vai “cá em baixo”. Porque os portugueses AINDA têm direito a manifestar-se, tal como salientou o Presidente da República. E porque o tempo em que as pessoas tinham medo de dar a sua opinião já lá vai…

Esse tempo de censura, medo de falar (não fosse haver algum delator mesmo ali ao lado…), opressão e falta de liberdade de expressão “foi-se” com o 25 de Abril. Embora às vezes pareça que está a voltar…Felizmente até o 25 de Abril foi lembrado nesta manifestação de “hooligans”, onde muitos ostentaram o símbolo da liberdade. E viram-se cravos vermelhos em bandeiras, cartazes, e como acessório ostentado por muitos e muitos professores.

Este sr. Emídio Rangel nem resposta merece, tal é a ignorância que revela sobre os assuntos da Educação. E como já dizia o outro, “vozes de burro não chegam ao céu”.

Por isso não respondo às suas ofensas, seria gastar o meu latim em vão… Porque quem pensa e escreve estas coisas só iria perceber o que nós professores sentimos, quando estivessem com uma turma à frente, mas daquelas com alunos que nem ao secundário chegam…

Uma turma de 24 alunos, com alunos brilhantes, bem comportados, que respeitam o professor, querem trabalhar, mas também com alunos NEE, alunos mal educados, alunos de quem até os pais se esquecem deles na escola, alunos que não fazem nada porque não lhes apetece, alunos que põem os colegas no hospital porque assim lhes apeteceu, alunos que gozam com o espaço escola porque têm tudo o que querem e acham que podem tudo, alunos mentirosos que subvertem a realidade e acusam os professores, etc, etc, etc.

Sim, porque estas mentes iluminadas que se insurgem contra os professores provavelmente até desconhecem que as escolas públicas têm alunos que as privadas e as universidades não têm.

Vejo muita gente a defender a srª Ministra e a dizer que também ela é professora. Cada um com a sua opinão, mas esquecem-se que a sr.ª Ministra pode ter dado aulas no ISCTE, mas de certeza que não teve certos alunos como os da escola básica. E de certeza que não teve que elaborar Planos de Recuperação para os alunos que indiciaram uma possível retenção à sua disciplina, e de certeza que não teve que elaborar Planos de Acompanhamento para os alunos que ficaram reprovados à sua disciplina. E aposto que a srª Ministra não pagou com o dinheiro do seu bolso material para actividades com os alunos, não limpou o vomitado de alguns, não segurou na mão de meninos sem qualquer higiene para lhes ensinar a segurar o lápis, a fazer os primeiros traços, não recebeu pais que não mostram qualquer respeito pela escola e pelo professor, etc, etc, etc.

Cada nível de ensino tem as suas características e não se pode misturar o professor do ensino superior com o professor do ensino básico e secundário. Cada um tem, obviamente, as suas particularidades e dificuldades de trabalho. Mas não se pode medir tudo pela mesma bitola. Simplesmente não se pode.

“Ah e tal…, eu dei aulas na Universidade.”
“Ah e tal…, eu dou aulas numa escola a crianças que estão a aprender a ler e a escrever.”

Mas o problema da educação é que se está a parecer cada vez mais com o futebol. Sobre o futebol toda a gente opina, todos sabem quem é que há-de jogar, porque é que este deve ser convocado, porque é que o outro tem de treinar mais… - são os chamados “treinadores de bancada”!
Na Educação parece-me que há os “professores de sofá”, que são aqueles que nunca deram aulas mas que mesmo assim sabem tudo sobre a Educação (fantástico!). Aqueles que não sabem como funciona uma Escola mas que mesmo assim falam como se percebessem muito do assunto.
Enfim…
Cumprimentos"

Cara Margarida.... bem haja por escrever palavras tão sábias!

Etiquetas: ,


ping!