quinta-feira, fevereiro 23, 2006

A Morte saiu à rua num dia assim!!!


Faz hoje 19 anos que morreu o Zeca... o Zeca como foi sempre tratado em casa do meu pai, que foi seu aluno na Escola Técnica de Alcobaça no início da década de 60. O meu pai ensinou-me de pequena a gostar da música do Zeca e a perceber o exacto significado das suas palavras!
Cada vez mais essas palavras estão actualizadas, e são pertinentes.. Cada vez mais é necessário lembrar a palavra LIBERDADE.
Tudo o que se possa dizer sobre ele é pouco!
Por isso deixo hoje em jeito de "in memorium" a letra de uma das muitas músicas do seu legado.

"A Morte saiu à rua"


A morte saiu à rua num dia assim.
Naquele lugar sem nome para qualquer fim.
Uma gota rubra sobre a calçada cai,
E um rio de sangue de um peito aberto sai.

O vento que dá nas canas do canavial.
E a foice duma ceifeira de Portugal.
E o som da bigorna como um clarim do céu,
Vao dizendo em toda a parte o Pintor morreu.

Teu sangue, Pintor, reclama outra morte igual.
Só olho por olho e dente por dente vale.
À lei assassina, à morte que te matou.
Teu corpo pertence à terra que te abraçou.

Aqui te afirmamos dente por dente assim.
Que um dia rirá melhor quem rirá por fim.
Na curva da estrada há covas feitas no chão,
E em todas florirão rosas de uma nação!

P.S.- Vão visitar o blog da Tété que lhe fez uma justa homenagem também!! E obrigada pela dica da música!

4 Comments:

At 8:01 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

olá viva...nem imaginas como gosto de Zeca Afonso...e concordo contigo quando dizes que a cada dia que passa faz mais sentido as suas palavras...

Beijocas

 
At 9:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Decorridos quase 32 anos após o 25 de Abril de 1974, é bom relembrar Zeca Afonso. As suas músicas que cantaram o estado da sociedade portuguesa de então, continuam hoje a fazer sentido. Zeca Afonso é para mim um mito. Aliás, em minha casa é um mito, apesar de eu, a mais velha de quatro, então com cinco anos, ser a única a ter uma lembrança vívida de então. Jamais esquecerei a sensação de ouvir Grandola Vila Morena na radio. Sentir Zeca Afonso, com uma viola nas mãos e a família reunida é algo memorável. Aconselho a experimentar.
E tu, lindeza, como sempre, muito em cima da situação, não podias deixar este momento passar em claro.
Uma grande joca para ti. Sílvia

 
At 10:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cá estou de novo.
Lembrei-me que há um ano, sem o saber, me despedia de alguém muito especial: o meu tio. Ex-militar em Angola, Professor reformado, incorfomista, sonhador,....
Foi justamento com esta música que dissemos adeus, após o início do ano novo. UM PINTOR DE SONHOS E REVOLUÇÕES MORREU!

Jinhos Sílvia.

 
At 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ó Marisa mas que tema havias de por no blog.

Ao ler fizeste-me renascer a revolta do que fazem da religião e Fátima.

Respeito a fé das pessoas e opiniões, eu também tenho a minha fé e vou a Fátima só acompanhar e estou ao pé da imagem e respeito muito as pessoas que estão na sua meditação profunda é uma coisa muito pessoal.

A religião e muito bonita quando e bem praticada, o que se gera a sua volta e que não tem nada a ver, e o caso de Fátima e eu deixava as seguintes perguntas no ar.

Não seria a Lúcia a primeira pessoa a estar sempre presente no santuário a receber as pessoas, uma vez que foi ela a receber da divina as mensagens?

Nunca esteve presente porquê?

Teve que ser educada, mas mesmo assim nunca esteve presente porquê?

Será que houve interesses em criar este mito, para ser o que é hoje Fàtima ?

Quando vejo o santuário com milhares de pessoas com a sua fé, ao SOL, ao FRIO, á CHUVA de pé hora e horas, doentes e sabe Deus os sacrificios que estão ali a fazer, e vejo a padralhada toda embonecada parecem uns papagaios no poleiro, com todas as comodidades, não apanham FRIO, CHUVA e SOL nem estao de pé horas e horas, chegam na hora, instalam-se todos regalados a ver tanta gente, sim porque devem ter uma panoramica excelente, que raio de sacrificios e que fazem eles, querem lá saber dos sacrificios que os fieis estão a fazer, o que eles querem e LUXO, RIQUEZA e $$$$$$, mais nada, revolta tudo isto.

Fátima a ser verdade teria que ser humilde, nada do que é, eu digo sempre se DEUS viesse á terra dizimava Fàtima ( santuário) e ponha os padrecos na ordem, porque razao e que JESUS quando entrou no templo ( se nao estou enganado ) do pai e viu negocio, apanhou uma vara e virou as bancas em protesto com o que viu, ora dentro do santuário também se faz negocio, não directamente mas estao os preços das velas e fica lá o dinheiro, junto da imagem tem orificios para dinheiro, eles nao pedem mas sabem que ao porem os orificios que cai dinheiro e uma maneira de angariarem $$$$$, há tantos placares com dizeres podiam acrescentar nao se aceitam ofertas monetarias.

O que vi no domingo foi-me indeferente, aceitava as cerimonias se fosse com a irmã de CALCUTÀ, penso que e assim que se escreve, essa sim fazia caridade, ajudava os doentes e pobres etc. mas como o nome não trazia povo nem $$$$, ficou o nome no caixão.

Fico por aqui mais havia para dizer, já vai fora do dia apropriado, mas desta vez ficas com um comentário GRANDE de encher o pé.

Boas férias e diverte-te no carnaval.

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!