quinta-feira, fevereiro 02, 2006

A boa música Portuguesa....

... anda pelas ruas da amargura!!
Ontem pelas 23:45 fazia um zapping pelos canais da TV Cabo (passo a publicidade- parafraseando Ricardo Araújo Pereira em mais uma brilhante crónica semanal na revista Visão) e subitamente parei na TV Galicia. Qual não é o meu espanto, quando me apercebo que está a ser transmitido um programa denominado "Noites da Galega" (pequenos concertos promovidos pela Radio Galega) e o cantor presente era nada mais nada menos que João Afonso, em minha opinião um dos melhores interpretes/ autores da actualidade.
Foto daqui
Sobrinho de Zeca talvez por isso votado ao quase esquecimento por parte dos media nacionais, João Afonso produz melodias lindas e poemas brilhantes pela sua simplicidade.
Um público atento escutava e aplaudia o cantor com um respeito e consideração raramente visto em Portugal.
Questionei-me sobre quantas vezes tive oportunidade de ver e ouvir as músicas de João Afonso tocadas nas Rádios ou Televisões nacionais.. contam-se pelos dedos de uma mão e não sei se usaria todos os dedos. Pouca música em português passa nas rádios nacionais, que obedecem a play lists. Sei que está em discussão um novo regime de quotas para a música portuguesa (acho ultrajante que tenham que existir quotas para se ouvir cantar em português), não ponho sequer em causa que bandas portuguesas cantem em Inglês como muitas, algumas das minhas preferidas, o fazem actualmente. Mas não posso deixar de me indignar com o facto de se esquecer ou ignorar compositores e interpretes do calibre de João Afonso.
Estamos no reino da música pimba, de fácil consumo e produção barata e queixamo-nos constantemente que a música portuguesa anda por baixo, mas se não damos valor a quem o tem como temos o direito de nos queixar?
Deixou-me orgulhosa a prestação de João Afonso no Concerto a que assisti ontem à noite (penso que gravado em 2001), lamento que para assistir a algo tão bom tenha que o fazer através de um canal de uma Nação que me é muito simpática (a Galiza é uma nação - em minha opinião) e lamento mais ainda que seja preciso instituir quotas para que se passe um mínimo de música portuguesa nas rádios e televisões portuguesas.

4 Comments:

At 5:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Imagina a minha surpresa ao abrir os coments do meu blog... quando vejo uma papoila saltitante!hihihi
Obrigado pelo coment! Eu com tanta mariquice que não me sentia propriamente confortável com a ideia de mostrar a muita gente o blog... e do nada apareces tu! Gostei da surpresa! Parece que apartir de agora vou passar a ter muito mais cuidado com aquilo que digo! Não por ti claro, mas por o que possa vir por arrasto!... uhhhh tenho medo... muito medo!hihihi
também tenho acompanhado os teus posts... ainda não tive oportunidade para comentar! mas agora cá estou eu para dizer que realmente tens-te aplicado na ornamentação aqui do cantinho! está a crescer quase de dia para dia! Estou a adorar e venho quase todos os dias ver as novidades! Obrigado!
Eu não tenho muita paciência para estas coisas todas! estou até a pensar mudar o nome do meu blog para vomitórium... porque só serve mesmo para isso!
Uma beijoca e até amanhã! feliz dia da corja! hihihi

 
At 12:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E possivel que nao responda, pois nao me conhece, mas passo a apresentar-me, sou um cibernauta, Rui Silveira, da Figueira da Foz e moro perto do Casino.vi o seu blog achei engraçado Papoila Saltitante e foi ver, e dei com Janeiro Fora se nao me engano, e queria fazer um comentário a esse respeito, mas como e extenso, perguntava mais uma vez com poderei enviar.

Rui Silveira
( Ruby)

 
At 3:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! » »

 
At 6:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!