quarta-feira, junho 14, 2006

Direito de resposta


Caro anónimo!
Vou abrir um precedente neste bolg e responder a um comentário.
Em primeiro lugar, lamento imenso que se esconda atrás do anonimato. Este não é um blog censurado por isso permito os comentários a anónimos, mas até à presente data todas as pessoas que comentaram este blog tiveram a "delicadeza" de se identificarem. Acho essa atitude um sinónimo de coragem e boa educação!

Agora quanto ao comentário em si:
Concordo consigo em muito do que afirma. Não me considero de todo uma docente medíocre e preguiçosa. Sempre fui uma defensora da efectiva e correcta avaliação dos professores, até porque sou a primeira a concordar que (como em todas as profissões) há professores que representam muito mal a sua classe!
Queira Vª Exª saber que concordo completamente consigo quando afirma que aos pais compete educar e aos professores instruir, mas queira saber também que na sociedade actual temos muitos professores que não instruem apenas, tentam compensar a falta de educação que é transmitida aos alunos em CASA, são assistentes sociais etc., porque se preocupam com o bem estar dos seus alunos e se preocupam com o futuro destes.
Muitos pais passam muito poucas horas na companhia dos seus filhos. Tenho pais que fazem horas extraordinárias até às 9:00 da noite para poderem dar ao filho o telemóvel topo de gama, a playstation, ou a televisão que têm no quarto e que vêem sem controlo... Compram o seu carinho com objectos em deterimento de acompanharem os filhos na sua vida enquanto crianças e enquanto alunos. Também sou mãe e encarregada de educação. Também avalio constantemente o desempenho da professora do meu filho e respeito-o imenso. Tive a sorte de encontrar "uma competente". (Sortuda, porque no seu entender a maioria dos professores que andam por aí são medíocres e preguiçosos...)
Fique sabendo que não há mais empregados da educação do que Professores. HÁ ALGUNS!!! Mas a grande maioria sujeita-se a coisas impensáveis para conseguir instruir os seus alunos.
Seria muito do meu agrado que se identificasse e dissesse qual a profissão de Vª Exª.
Vª Exª diz que foi sujeito a vários exames na sua vida para aferir os conhecimentos que lhe eram transmitidos pelos seus competentes professores (mas pelos vistos há aí um recalcamentozito... e digo isto em relação ao post scriptum...) e suponho que seja da opinião de que tal deveria acontecer no momento presente. Concordo!!!
Quando afirma que um menino ou adolescente que comete um crime é desresponsabilizado e que não se responsabiliza o encarregado de educação...100% de acordo.
Não estou em total desacordo com as propostas da Srª Ministra! Sinto-me é derespeitada por ela quando faz algumas afirmações nas quais generaliza e mete tudo no mesmo saco!
Não me assusta a avaliação feita por pais que vão frequentemente à escola e se inteiram do percurso e da vida escolar dos seus filhos... já rejeito completamente que esta seja feita por pais que não aparecem durante um ano inteiro na escola...mas quando chega o fim do ano vão a correr ... ver se o filho passa! E se por acaso o filho, que nada estudou, nem se empenhou para obter melhores resultados tem o "azar" de ter más notas... a culpa é dos professores!!!
Remeto-o aqui para este meu post datado de 30 de Maio. Se souber ler Inglês verá que na imagem diz que "os professores plantam sementes que crescem para sempre". Eu sou das que acredita nesse lema.
Exijo respeito pela profissão que desempenho. Não sou "empregada da educação" nem me movo por interesse económico. Se assim fosse estaria na profissão errada, uma vez que não sou bem paga e que para desempenhar a minha profissão tenho que custear do meu próprio bolso até as esferográficas com que escrevo diariamente os sumários ...

24 Comments:

At 9:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá! Fez muito bem em responder a ste senhor e usar do seu direito de resposta. Sinceramente, não estou muito por dentro deste assunto, mas parece-me que quem devia ser avaliado eram os encarregados de educação, certo??

 
At 9:59 da manhã, Blogger Ana Luar said...

Concordo que nem todos devam ser colocados no mesmo saco... pk se existem profissionais que nem merecem o titulo que levam... outros há, que são profissionais competentes na area que desempenham... eu tive o azar de a professora da minha filha ser um desgaste na minha vida... mas tenho a sorte da minha "piolhinha" ser inteligente e ter todo o apoio quer meu, do pai e da irmã... assim sendo estou descansada porque nós em casa fazemos de professores e de pais... mas isso não me incomoda pk não acho que o tempo que passo a ensinar a minha filha seja perda de tempo. mas entritece-me saber que existem maus profissionais.

 
At 10:03 da manhã, Blogger Ana Luar said...

Aproveito... e deixo-te um poema para desanuviar... espero que gostes!

As águas maravilham-se entre os lábios

e a fala, rápidos

em Sintra espelhos surgem como pássaros,

a luz de que se erguem acontece às águas,

à flor da fala

divide os lábios e a ternura. Da linguagem

rebentam folhas duma cor incómoda, as de que

maravilhado de água surges entre

livros, algum crime, um

menino a dissolver-se ou dele os lábios e ergues

equívoca a luz depois. Rápidos

espelhos então cercam-te explodindo os pássaros.




Luís Miguel Nava

 
At 2:11 da tarde, Blogger teresa.com said...

quem fala assim nao é gaga!! E claro, sabe do que fala!
Beijocas

 
At 3:36 da tarde, Blogger Hindy said...

Muito bem Papoilinha!
Beijinhos

 
At 3:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Assim é que é Papoila kick him in the ass. Bolas , gostei da resposta mais do V.Ex. Boa!!
Pois eu sou daqueles que acham que os professores devem ser avaliados assim como todos os outros, politicos, juízes, medicos carpinteiros etc. Não posso aceitar saber que temos 12 aviões F-16 encaixotados , "que eram muito precisos" e ninguém paga por isto.
Uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!

Agora acho que se está a empolar o envolvimento dos pais. Os pais têm que estar á mesa com outros, repito com outros, para que haja alguma representação nesse orgão de avaliação, se é que vai haver??????.

Todos nós sabemos como as classes se autodefendem. Todos nós sabemos que há professores por uma razão ou por outra, não dão a matéria , não preparam as aulas , faltam metem baixa etc etc.

Todos nós sabemos que há escolas que inflacionam as notas para os alunos entrarem nas universidades e há escolas ou professores que trancam os alunos e não lhes dão notas para eles não irem para as universidades. Há de tudo!!!!!!

Como exemplo, veio noticiado que o LIceu Charles Lepierre de lisboa inflacionava as notas dos alunos. Eu tive um familiar que andava numa turma da D. Inês que tinha um colega que ao longo da sua carreira até ao 12º sempre tirava notas acima dos 16 17, sempre!. Eu vi-a as pautas. POrque carga de água é que este aluno e os outros, foram corridos a 10 tendo este aluno chegado ao 12 numa cadeira de Geografia do 12º.Os alunos foram lixados para sempre por este professor, Quer o nome? tem nome de cidade e já morreu.
Que avaliação se dava a um professor destes, certamente muito bom, "os alunos é que eram burros" pois não alcançavam tamanha sumidade.
Alguem do lado dos alunos deve estar presente, de que forma não sei mas deve lá estar.

E aqueles professores que não ensinavam nada e chumbavam 90º dos alunos fazendo passar a ideia que eles eram os melhores? Tive um que até era homosexual que se calhar até chumbava mais de 90º.
Exemplos desdes são aos milhares neste país. Quantos alunos tiveram que mudar de universidade pois não conseguiam passar numa cadeira com um professor destes etc etc.
Nada se fez até agora para que as coisas mudassem mas mudassem mesmo.
Minha cara os bons professores é há muitos , os trabalhadores os que vestem a camisola os que sofrem quando não dão a volta aos alunos , esses até se riem, pois nada têm a perder, se já são bons e ninguem notou, podem agora ter ao menos a esperança que alguém olhe para eles.

Eu tenho as minhas dúvidas será que vale a pena ter esperança, isto está tão torto!!!!!!!!

Realmente continuo na minha, grande parte dos nossos problemas como País tem a ver com a educação das pessoas. A Educação tem que ser a prioridade das prioridades. Se se tiver que obrigar os pais sobre escolta policial a ir á escola que se faça , agora que se tem que fazer qualquer coisa para que este país possa sobreviver com dignidade , lá isso não tenho dúvidas.
A nossa sociedade está toda burrificada,. Dizia-me um amigo Francês que os Portugueses têm dinheiro para ir à Alemanha mas não têm dinheiro para arranjarem os dentes, não gostei de ouvir , mas é verdade.
Há que dar educação ás familias aos gestores. Cada hora de telenovela tem que haver outra de informação etc etc.
Com bola mais bola e ainda mais bola, não vamos lá. ( A bola até é precisa o problema está na dose)esta é letal para a nossa sociedade.

Temos que cuidar a sério na formação dos professores, e em circunstância alguma permitir que um Pai ou aluno posso sem punição severa e imediata, agredir fisica ou verbalmente um professor.
JÁ QUE NÃO HÁ LEI!!!!!
Os colegas desses professores deveriam dar uma surra daquelas que nunca mais se esquecem, nessa porcaria de gente que actua assim.
Pois cara colega tenho que acabar pois não tenho pretenções de influenciar alguém.
Lá dizia Lord Brougham em 1828, A EDUCAÇAO TORNA UM POVO MAIS FACIL DE GOVERNAR E MAIS DIFICIL DE ESCRAVIZAR

Assim e que tal modificar um pouco o nosso repertório alargando audiências assim como para manter a chama acesa na nossa caminhada imparável para o sucesso?
aha!!!!
Miro

 
At 4:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Papoila da minha vida, eu que sei do que para aqui estamos a falar, lamento o Estado da Educação deste meu País e nunca senti tamanha tristeza pelo que tenho ouvido ultimamente. Tal como tu, sei que muito do que se diz e das propostas que se fazem provêm de pessoas que não podem ter, de forma alguma, conhecimento de causa. Caso contrário as coisas seriam diferentes. Tal como tu concordo plenamente com as 35 horas semanais (dentro da escola) e tal como tu também concordo que tem que existir avaliação. Tal como tu, também concordo que não se podem generalizar. EU NÃO ADMITO SER COLOCADA NO MESMO SACO!!
Venham as 35 horas dentro da escola. A partir desse dia deixarei de fazer as muitas directas que faço a planificar e a estruturar o dia seguinte para que os meus alunos possam usufruir melhor aquilo que lhes tento transmitir.
Eu e muitos milhares como eu somos vítimas do mau serviço prestado por algumas centenas. Eu, quando for velhinha, e muitos milhares de portugueses, professores ou não, seremos vítimas daquilo que é hoje legislado. Estes portugueses de quem falo não terão direito nem a uma mísera reforma (para a qual descontaram uma vida inteira), pois os nossos políticos, ao fim de uns parcos meses, irão usufruir dela, bem choruda e fruto de múltiplas acumulações. Dito isto, viva a política.
Culpada de insucesso?! Eu?! Bem, apliquei aos meus alunos um inquérito anónimo sobre as razões do (in)sucesso na disciplina de Matemática. Não posso dizer que tenha ficado surpreendida pelos resultados: interesses divergentes dos escolares; 5 a 6 horas de televisão por dia a ver Morangos com açúcar e afins; falta de atenção; falta de estudo; falta de realização dos trabalhos de casa, violência doméstica, etc, etc. Como podes ver, a culpa é minha, é tua, e é de nós professores, quase criminosos!!!
É certo que a sociedade actual está muito diferente de há uns anos atrás. Mas a raiz de fundo é exactamente a mesma.
Quantos de nós tinham os pais para explicar alguma coisa? Eles também não sabiam! Apenas sabiam e sentiam que a escola era importante para os filhos e como tal acompanhavam-nos e obrigavam-nos a cumprir.Nessa altura, o RESPEITO ERA FUNDAMENTAL.
Conheces-me bem e sabes que converso bastante com os meus alunos. Sabes o que eles me dizem?! "Professora, desculpe mas não estudei. Porquê? Porque não tive vontade, fui ver a bola, estive a namorar. Porquê? Professora, para que preciso de estudar? Os meus pais não estudaram e ganham mais que a "stôra".
Pois é!! Exmo. Sr. Presidente da República, Exma. Sra. Ministra, etc., os resultados dos relatórios europeus sobre a educação neste meu querido país a vós se deve. São da vossa inteira responsabilidade.
Viva a Lei de bases de 86 e alterações posteriores cujo objectivo foi transformar os nossos jovens nuns coitadinhos, incapazes e mentecaptos. Pobres jovens!!!!
Parabéns às mentes brilhantes deste país que ainda acham que para se obter bons resultados, ou minimamente satisfatórios, é preciso estudar, treinar, trabalhar, etc., e que pelo contrário, baixar a fasquia não prepara ninguém para o sucesso. Baixar a fasquia é privilegiar a mesquinhez.

beijinhos, Sílvia

 
At 5:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa Papoila, não devemos mesmo deixar que nos metam todos no mesmo saco!
Bjs Lena

 
At 7:05 da tarde, Blogger Periférico said...

As generalizações são sempre perigosas. Ainda bem que há professores com vocação e amor à camisola como é o teu caso!

Beijos

 
At 8:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E que culpa tem a professora do anónimo lhe olhar para as mamas??? O problema é que estes gajos agora também vão querer classificar o calibre das ditas!!!

 
At 9:02 da tarde, Blogger Kafé Roceiro said...

Querida Papoila,
Vira e mexe aparece um engraçadinho dando opiniões desrespeitosas no meu blog. Eu não dou a mínima. Acho que você não deveria dedicar um post do dia para esse babaca como se ele merecesse. Ele não merece a importância que vc está dando, quem quer que ele seja. Pessoas anônimas e covardes merecem silêncio e desprezo.

Forte abraço,

Kafé Roceiro.

 
At 9:11 da tarde, Blogger Nelson Reprezas said...

Papoila
Não resisti e fui ler o extenso comentário do teu anónimo. Ficou-me uma dúvida atrós. A professora que ele teve que "coçava as mamas e mordia os lábios, que aquilo parecia uma república". Devo deduzir que a nobreza, antes de implantada a república não mordia os lábios nem coçava as mamas? E o homem queria ser protegido de quê? Juro que não percebi bem... :)
Desculpa eu ter deixado descambar um assunto que para ti é sério para a brejeirice, mas não consigo dissociar a imagem republicana (!!!) de uma professora a coçar as republicanas mamas e a morder os republicanos lábios :)
Sorry, prometo não dizer mais nada
Beijinhos
Só digo mais uma coisita. O homem fez uma data de exames mas escreve "choraminguisse", e eu a julgar que era choraminguice. Bom... há várias "opiniães" :))

 
At 10:11 da tarde, Blogger 125_azul said...

O espumante faz um post dentro do post! E pertinente, apesar de brejeiro! O anónimo até podia ter assinado Joaquim ou Manel, continuaria protegido, como eu e tu, nestas paragens é mais ou menos assim para todos nós.E mesmo identificado e com o nº do BI, a asneirada era a mesma: posso recomendar psicoterapia? É a área que eu entendo e ele parece em stress pós-traumático! Não 'tás bem a ver os pesadelos que o pobre deve ter tido todos estes anos com as mamas republicanas da Stôra dele. Uma coisa dessas pode até provocar disfunção eréctil,ejaculação precoce, sei lá! Beijinhos solidários

 
At 10:45 da tarde, Blogger C_mim said...

Existe uma grande diferença entre ensinar e educar. Pelos visto o anónimo foi ensinado (como os burros, admito, porque é incapaz de juízos de valor e separar o teigo do joio) e muito pouco educado.

Eu não sou apologistas de greves, nem que batam nos professores, nem que os pais deixem os alunos à porta da escola e vão trabalhar, nem que passem tempo de qualidade com eles. E sou totalmente contra a total degradação que estamos a viver dos serviços públicos essenciais para o desenvolvimento equilibrado da sociedade (justiça, educação e saúde)e sou contra a rebaldaria dos ministérios tacho politizados, e não gosto de ver os lobbys das empresas privadas a avançar perante a sistemática degradação dos serviços públicos causada pela tal classe tacho politizada.

Melhor seria que a ministra tivesse tomates como os do Veiga SImão que implementou um sistema de ensino que foi delapidado depoius do 25 de abril sobre a aurea que não existe ensino para pobres e ensino para ricos. Desculpem... Digam lá outra vez... Não existe ensino para pobrese ensino para ricos... Foi por isso que acabaram com o sistema do Veiga Simão? Ahhhh....

 
At 11:34 da tarde, Blogger A Professorinha said...

Papoila, muito bem!!!

 
At 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para a Silvia
Concordo pois quem tem responsabilidade quase total no estado em que tudo isto está são os Politicos, e são mesmo, corja de oportunistas ,incompetentes protegidos por uma quantidade de lacaios que nem sabem sequer copior o que se faz em outros Países.
Gente com figura doutoral mas que não percebem nada de nada a não ser como se posicionar para sacar mais uma influência , mais um tacho .
Realmente as reformas deles são qualquer coisa de causar inveja, a titulo de curiosidade conheço um que até se intitula de ex professor que sacava antes do Socrates chegar ao poder cerca de 10000 euros por mês fruto de acumulação mais almoços, despesas , motoristas etc etc. É uma nódoa tão grande que nem com benzina sai.
É o País que temos minha amiga.

Lá dizia uma vez em Leiria o Veiga Simão questionado por não ir mais longe na sua reforma, ele responder, não tenho culpa de estar a tentar fazer agora o que já deveria ter sido feito há 30 anos .
Eu penso que se deveria por todo o ministério fora de acção , retirar as pessoas realmente competentes e fazer um novo Ministério. Os que lá temos já provaram e bem provado que não prestam.
Se lá continuarem só poderão ter acção negativa
Não perca a esperança os seus alunos apesar de tudo merecem essa esperança

 
At 12:48 da manhã, Blogger Mónica Lice said...

Digo como a boleia: quem fala assim não é gaga!:)

Beijinhos e boa noite!

 
At 11:07 da manhã, Blogger Cristina said...

muitoo interessante, a discussão, é bom quando os blogs também são isto, ainda bem que respondeste :))

beijinhos bom feriado;)

 
At 12:52 da tarde, Blogger wind said...

Estou plenamente de acordo contigo, papoila! beijos

 
At 5:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Subscrevo Papoila!
E está tudo dito,só falta o beijinho.

 
At 9:20 da tarde, Blogger viktor said...

Belo post! Penso que conseguiste resumir aquilo que muitos docentes sentem.

Ao contrário de muitos, sou pela avaliação rigorosa dos professores. Considero que a proposta de ECD apresentada pelo ME contém diversos aspectos com os quais não concordo. Porém, penso que há que discutir e não rejeitar liminarmente qualquer mudança, tal como faz a FENPROF.

Pela mudança na educação no nosso país!
Bjs.

 
At 1:51 da tarde, Blogger Mocho Falante said...

olha amiga, a minha opinião vai no seguimento da 125 azul...PSICOTERAPIA pois então, se o Anonimo quiser estou à disposição, não querendo com isto roubar o possível Cliente à nossa querida 125 Azul, mas até poderia ser o co-terapeuta, alías deixa-me dizer que desconfio que seria um excelente estudo de caso.

O facto de ser anónimo está tudo dito... sabes muita parra pouca uva.

A descrição dos triliões de exames que fez no percurso escolar e a concordância com os mesmos revela que o nosso(a) maigo(a) está pouco aberto à mudança e à democracia de direitos...só por isso nem perco mais tempo.

Agora quero dar-te um beijo daqueles enormes pode ser?

Xuaaaac!

 
At 1:59 da tarde, Blogger Barão da Tróia II said...

Apoiadississimo. À grande maioria dos distraídos, a começar pelos do Governo,que não sabem o que é dar aulas neste país faço um convite, ide um mês para uma escola dar aulas, só um mês.

 
At 9:30 da tarde, Blogger mixtu said...

mai nada... onde assino...
besitos

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!