segunda-feira, abril 24, 2006

A noite...

Conceição Lopes
"Sol para todos"


Há 32 anos eu era uma menina de apenas 6 anos. A noite de 24 para 25 de Abril de 1974 seria uma noite igual a tantas outras em minha casa, não fosse o meu pai à meia-noite estar a ouvir "telefonia".
Eu, pequenita, já dormia, mas recordo-me vagamente de acordar durante a noite, talvez adivinhando que algo se passava.
Não era de todo normal a altas horas da noite ver os meus pais acordados, ouvindo atentamente a rádio, sussurrando. Sentia no ar uma certa tensão nos seus rostos, tensão essa que para mim na altura era incompreensivel e inexplicável.
Sei que voltei para a cama e que me foi dificil adormecer... e eles, sei-o agora, que "não pregaram olho" num misto de apreensão, felicidade e esperança.
Esperança de que mais uma vez não fosse falso alarme... que desta vez fosse verdade... sim, que fosse verdade que finalmente "a liberdade estivesse a passar por aqui!!!..."

14 Comments:

At 11:18 da tarde, Blogger armando s. sousa said...

Eu tinha nove anos e é uma das noites mais memoráveis da minha vida.
Um abraço.

 
At 1:14 da manhã, Blogger amigona avó e a neta princesa said...

E o tempo passou tão depressa... beijo e bom feriado!

 
At 1:40 da manhã, Blogger Hindy said...

Eu ainda não pertencia a este mundo, só cheguei 2 anos mais tarde mas ainda bem que "a liberdade passou por aqui". Eu e todos os que não vivemos antes do 25 de Abril de 1974 não conseguimos dar-lhe o devido valor mas contudo reconheço que foi uma mudança necessária e libertadora. Bom feriado e beijinhos.

 
At 11:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois eu já tinha idade para perceber que algo sério se passava e estava na capital, a acordar para ir para as aulas. Já não fui. E percebi, não muito depois, que a Liberdade estava a passar por ali...e continuo a acreditar que veio para ficar.
25 de Abril Sempre!
Bjs Lena

 
At 12:06 da tarde, Blogger mixtu said...

Viva a liberdade, os militares estão na rua :)
jinhos

 
At 12:23 da tarde, Blogger AnaCristina said...

Ainda bem que tenho um Pai que viveu Abril muito intensamente e tudo o que veio a seguir... e foi ele que todos os anos me contava o antes e o depois...

Por isso, eu vivi Abril apesar de ter nascido mais tarde...
Obrigada aos Capitães de Abril!

 
At 2:15 da tarde, Blogger Kafé Roceiro said...

Você escreve tão bem que consegue passar a sensação do momento do texto.
Parabéns.
Kafé.

 
At 3:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E viva a liberdade!
Mas parece-me que esta democracia ainda tem que comer muita sopa para ganhar mais maturidade!!!
Mas apesar de tudo, do mal o menos! Já estivemos pior!
Beijinhos e parabéns pelo post que está muito lindo!
Dani

 
At 3:55 da tarde, Blogger wind said...

Eu já tinha 9 anos e fiquei feliz:) Bom dia 25:) bjs

 
At 5:20 da tarde, Blogger 125_azul said...

Eu ontem só tinha saudades... tenho sempre!
E hoje há cravos e estás feliz, que bom. Beijinhos

 
At 5:22 da tarde, Blogger Caracolinha said...

O povo é sereno amiga ... e este dia em que, apesar de apenas ter 4 anos de idade, foi um dia que cresci a respeitar, por todos aqueles que sofreram para o conquistar e por todos os valores que nos trouxe ...

Hoje fui para um almoço comemorativo do 25 de Abril e lembrei-me de ti pá ... pois estavamos a ouvior músicas de intervenção e lá havia uma que falava de papoilas ... é inevitável mulher ... tu estás sempre presente nos GRANDES momentos ...

Viva a LIBERDADE, viva nós ... ah, e o SLB, sei que esta não veio a propósito mas não consegui resistir ... ah, e vivam as cornucópias de Alcobaça !!!!

:))))))))

 
At 5:55 da tarde, Blogger Mónica Lice said...

E que bom que se concretizou!:)

 
At 8:15 da tarde, Blogger Sinapse said...

... que post tão bonito, Papoila!

 
At 10:45 da tarde, Blogger rosa do deserto said...

Um post lindíssimo!!! Até fiquei arrepiada, acredita... Gosto de saber o que as pessoas sentiram naquela noite, naquele dia... As suas emoções, esperanças, confiança,... sei lá...

Beijo grande :)

 

Enviar um comentário

<< Home


ping!