Agora é só esperar até dia 5 de Março.
Uma série de coisas sérias e menos sérias!!!....
... já dizia o meu avó. Pessoa simples, do campo, mas dotado de uma infinita sabedoria e de um conjunto de valores, que em muito contribuíram para construir a pessoa em que me tornei. O meu avô Joaquim era um contador de histórias nato, e uma pessoa progressista para a sua época. (penso sinceramente que isso fez também parte da herança que me deixou).
Hoje pelas seis e vinte quando me dirigia para casa, olhei para o céu e vieram-me à lembrança as noites das férias de Natal, passadas em casa dos meus avós, sentada à lareira, no meio alqueire (que era meu e só meu), à luz do candeeiro a petróleo (lembro-me da luz eléctrica ter sido instalada só depois do 25 de Abril), a ouvir as histórias do meu avô ou o “romance” – nome dado à radionovela emitida sempre à mesma hora – através da telefonia a pilhas. Reclamava eu de como os dias eram curtos para a brincadeira e de como às 17:15 era noite e dizia o meu avô: - Deixa lá neta que Janeiro fora, uma hora!
Como era sábio o meu avô e como eram sábios todos os contadores de histórias da sua época. Bons observadores, os nossos antepassados observavam a natureza e transformavam o seu conhecimento empírico em histórias ou ditados que sábia e subtilmente transmitiam de pais para filhos, e de avós para netos.
Serviu esta lembrança também para que eu reflectisse sobre o que pensaria o meu avô (falecido em1991) desta coisas estranha da Internet, dos telemóveis e dos blogs… Decerto que ele nascido em 1907 acharia tudo isto muito estranho, mas ao longo da sua vida habituou-se a ir vendo o seu dia a dia invadido por novas tecnologias... ele foi o automóvel, o telefone, a rádio e depois a televisão! O meu avô aceitou e aderiu a todas estas inovações sem problemas, sempre aberto a coisas novas e diferentes. Não chegou a tirar a carta, talvez porque nunca sentiu necessidade disso, mas tenho a certeza que se tivesse necessitado dela, certamente o teria feito.
Às vezes ele vem-me à ideia quando vejo gente nova (e refiro-me a pessoas da minha idade - sim, eu considero-me ainda gente nova) “recusar” de forma veemente, aderir às novas tecnologias, não por falta de oportunidade, mas por ignorância e pasme-se, até preconceito.
Aflige-me que se diga que “por causa da Internet as pessoas estão menos comunicativas, que se isolam mais”. Não posso deixar de discordar mais com uma opinião. Eu tenho cá para mim que as pessoas comunicam muito mais desde que há a Net do que antes. Há pessoas (até familiares) que raramente se viam ou falavam, porque se encontram distantes (no espaço e no tempo – refiro-me a idades) e que graças à Internet podem dialogar e até visualizarem-se diariamente. A Internet é um meio favorável à troca de ideias, de opiniões, e até de sentimentos.
Tudo isto para terminar com outra reflexão. Alguns amigos colocaram-me a questão sobre o porquê de ter um blog, o que ganho eu com isso, como arranjo tempo etc.
A resposta é a seguinte, não ganho nada e ganho tudo. Na minha opinião não estou a fazer nada mais, nada menos do que fazia o meu avô. Conto histórias a quem as quiser partilhar comigo. Umas poderão ter interesse para uns, outras para outros e outras ainda, para ninguém. Mas são a forma que encontrei de partilhar, comunicar, dar opinião... apenas uso um computador em vez de estar sentada à lareira.
Comecei de novo a adquirir o gosto pela escrita (não tenho pretensões a ser escritora , mas gosto de escrever, antigamente fazia-o para mim num caderno... agora faço-o e partilho com os outros)
E quanto ao tempo... não precisamos todos de tempo para nós, para ler um bom livro, ver um bom filme?...Há sempre formas de encontrar tempo para fazer algo de que gostamos.
Já que não posso lá estar... aqui vai o meu apoio.
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 27 de Janeiro de 1756. Baptizado como Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. Posteriormente o seu pai mudou 'Wolfgangus' para 'Wolfgang'; 'Theophilus' para 'Amadeus' (amor a Deus); e cortou o 'Johannes Chrysostomus'. Foi um menino prodígio de uma família de músicos, que começou a compor com a idade de cinco anos. O seu pai chamava-se Leopold Mozart, também compositor. Algumas das primeiras obras que Mozart escreveu quando menino foram duas pequenas composições para dois pianos, destinadas a serem interpretadas por ele e pelo seu irmão.
Mozart viveu grande parte de sua vida em Viena, de onde frequentemente viajava por toda a Europa. É considerado um dos maiores génios da música clássica, e um dos compositores mais populares de música sinfónica de sempre. Mostrou em muitos dos seus trabalhos, que podia escrever peças tão maravilhosas para os instrumentos como para cantores líricos. Foi o máximo expoente, junto com Haydn do período do classicismo, Mozart é considerado o compositor que iniciou a transição para o período romântico da música clássica.
As suas sinfonias posteriores influenciaram o estilo do período. Beethoven, um dos mais conhecidos compositores, foi influenciado por Mozart e escreveu inspirado sobre algumas das suas obras, em especial o Concerto para piano nº 20. Mozart teve uma memória e uma capacidade de trabalho extraordinárias. Quando criava uma nova obra tinha-a por inteiro na cabeça, e então, era só escrevê-la. Numa ocasião compôs uma sinfonia inteira no mesmo dia. Tchaikovsky também admirava Mozart e lhe dedicou sua obra Mozartiana.
Mozart é provavelmente o maior génio musical da história. Apesar de ter sido tão brilhante, não teve uma vida fácil. Muitas vezes, não recebeu o pagamento prometido pelo seu trabalho. A sua saúde gradualmente começou a enfraquecer. Viveu apenas um pouco mais da metade do que Beethoven, mas foi assombrosamente prolífico desde sua infância até sua morte em 1791.
Hoje resolvi trazer-vos aqui dois links girissimos que vos vão divertir ... O primeiro é um anuncio à Honda (o que os gajos me pagaram... epah... calhou-me quase o euromilhões)... que devem ver ou melhor...ouvir com atenção, está espectacular.
Pois é.. o Google numa das suas muitas ofertas nas quais se incluem o espectacular Google Earth, resolveu criar a versão em Português (do Brasil) do já conhecido Google Scholar renomeado como Google Acadêmico. Este serviço Google pretende fornecer uma maneira simples de pesquisar literatura académica de forma abrangente, nomeadamente teses, trabalhos de vários tipos, livros, resumos, bibliotecas, universidades e tudo o mais que se possa pedir sobre o universo académico.
É sem dúvida uma mais valia para qualquer um.
Estou desapontada com o povo Português... aliás...não deveria estar, uma vez que o resultado destas eleições não é nada mais nada menos que o reflexo do povo que temos!!!
Nesta BRILHANTE Charge genialmente criada por Maurício Ricardo podemos ver como Bin Laden resolveu dedicar-se ao mundo das gravações.... como receia a pirataria informática. LOOOL
Poiz é... eztou com o dariz entupido, doi-me o copo todo, atchim ...atchimmmmm..... cof ..cof..!!! .. Quero zopas e dezcanso...
Qualquer coisa está podre no Reino da Dinamarca.
Se os novos partem e ficam só os velhos
e se do sangue as mãos trazem a marca
se os fantasmas regressam e há homens de joelhos
qualquer coisa está podre no Reino da Dinamarca.
Apodreceu o sol dentro de nós
apodreceu o vento em nossos braços.
Porque há sombras na sombra dos teus passos
há silêncios de morte em cada voz.
Ofélia-Pátria jaz branca de amor.
Entre salgueiros passa flutuando.
E anda Hamlet em nós por ela perguntando
entre ser e não ser firmeza indecisão.
Até quando? Até quando?
Já de esperar se desespera. E o tempo foge
e mais do que a esperança leva o puro ardor.
Porque um só tempo é o nosso. E o tempo é hoje.
Ah se não ser é submissão ser é revolta.
Se a Dinamarca é para nós uma prisão
e Elsenor se tornou a capital da dor
ser é roubar à dor as próprias armas
e com elas vencer estes fantasmas
que andam à solta em Elsenor.
Manuel Alegre
Pois é, andava com uma preocupação, uma certa dose de angústia , um certo... não sei quê... sobre como deveria exercer o meu dever cívico no próximo Domingo.
Ao ler um blog amigo descobri um texto que considero brilhante sobre as famosas "aulas de substituição" .... leiam porque está meuito bem escrito e eu subscrevo-o inteiramente!!