quarta-feira, maio 31, 2006

Para desanuviar...

... ainda há pouco quando passeava pelos blogs do costume, dei com este post. Obrigada cara "colega blogueira" por me teres conseguido pôr a sorrir nestes dias "tão cinzentos".

É que quem me conhece sabe que eu sou uma fã deste senhor. Não perco um campeonato (transmitido no Eurosport, sim porque a modalidade foi irradiada da TV generalista portuguesa em favor das "novelas" blhaccc!!!).
Chego a chatear toda a gente cá em casa para virem ver este moço em acção!! E pronto, não resisti em "plagiar" o post da colega escalabitana, que certamente me compreenderá!

Ora apreciem aqui esta performance, numa das galas de encerramento ( a competir ele é ainda muiitooo melhor). É mesmo um fenómeno on ice, não se limita a ser um desportista, é sem dúvida um performer!!



Oh Tété... já entendes porque eu sou fã????Eheheheheh!!!

Dêem um salto...

...aqui!!!
Gostei do que li!

terça-feira, maio 30, 2006

Ser professor!!!


Sempre fui uma defensora efectiva da avaliação dos professores, bem como de todos os profissionais de TODOS OS RAMOS.
Quero aqui salientar que sempre defendi uma participação dos encarregados de educação na vida escolar como agentes activos com os quais podemos contar para melhorar o desempenho escolar e pessoal dos seus educandos... Faço desde já esta ressalva para não ser mal interpretada!!
Eu sou a favor da avaliação dos professores!!! Completamente!! Mas convenhamos ... Há que dizer que essa avaliação já estava prevista no actual ECD, "cobardemente" nunca foi efectivamente realizada!!!
Não posso é concordar com a forma como a avaliação é proposta.Não posso conceber nem como professora nem como mãe que os pais a avaliem os professores, quando todos sabemos que a grande maioria dos pais se demite da sua função enquanto tal!!!
70% dos pais da minha direcção de turma só comparece na escola quando convocado, ou então nem isso. No dia em que eu puder avaliar os Encarregados de Educação enquanto tal passarei a concordar em que me avaliem!!!
Acho sim é que ... cada macaco no seu galho!!!!
Parece-me que há um grande problema de generalização de casos de maus profissionais , como os há em todos os ramos. Não consigo de todo aceitar que a ministra diga que "os professores têm aversão ao saber"!!!
Isso ofende-me pessoal e profissionalmente!
Se a Srª Ministra dissesse que "ALGUNS professores têm aversão ao saber" ainda poderia compreender! Mas esta mania que têm de meter os professores todos no mesmo saco!
Uma coisa que me choca é que há imensos exemplos de bons profissionais, que se dedicam à sua profissão com afinco, empenho, espírito de quase missão. Durante a permanência deste governo, só tenho ouvido críticas e reparos (alguns com os quais concordo, mas sinto neste momento que somos os bodes expiatórios de todos "os males do mundo"), mas pouco tenho ouvido falar sobre esses, os tais que se dedicaram ao "sacerdócio do ensino".
Leiam mais aqui

segunda-feira, maio 29, 2006

..... sem palavras!!!

... para TI!!!


Os que amamos e os que nos amam jamais se ausentarão das nossas vidas!!!

Um beijo e um abraço!

Hum???!!!!!


Se assim for....

O gigante espanhol da moda Inditex, que detém a Zara, abriu um inquérito para verificar a veracidade de informações, segundo as quais um dos seus fornecedores portugueses emprega crianças para coser sapatos, indicou hoje um porta-voz do grupo.
O semanário Expresso publicou sábado uma reportagem sobre duas crianças de 11 e 14 anos que costuram em casa sapatos da marca Zara para um fornecedor da Inditex na zona de Felgueiras. Um deles era pago a 40 cêntimos por par, segundo o semanário.
Se esta informação se confirmar, este fornecedor cujo nome não foi precisado terá violado o código de conduta dos ateliers da Inditex, precisou o porta-voz.
O grupo espanhol romperá então as ligações comerciais e estudará a possibilidade de uma acção em justiça, acrescentou.
Este fornecedor como todos os fornecedores da Inditex foi objecto no ano passado de uma auditoria, sem que o grupo tenha detectado nada de anómalo.
Segundo o semanário, que ilustra com fotografias e refere ter assistido «a este tipo de trabalhos manuais, feitos por toda a família, em condições desumanas», o fenómeno «alastra-se por várias freguesias rurais de Felgueiras, muito afectadas pelo desemprego».
O semanário apresenta o caso de dois irmãos de 11 e 14 anos que costuram com a restante família dezenas de sapatos de Verão para a Zara, recebendo 40 cêntimos por cada par cosido à mão, completando entre 100 a 160 sapatos por dia.
O número de série dos sapatos que as duas crianças cosiam, fotografados pelo Expresso, permitiu identificar que tinham sido produzidos por uma fábrica de Felgueiras, que no ano passado sofreu uma auditoria por parte da multinacional, que não revelou nada de errado.
«A ser verdade, a Inditex será implacável. Essa fábrica deixará de trabalhar para o nosso grupo», afirmou o chefe do gabinete de comunicação do grupo ao Expresso, salientando que só no último ano «4.000 empresas deixaram de trabalhar para o grupo por violarem o código de conduta da empresa».
... será um excelente exemplo... mas será????!!!!....

domingo, maio 28, 2006

Jáaaaaaaaa!!!!

Eta fim de semana curtinho....

sábado, maio 27, 2006

Calor... muito calor...

Apetece.....


e

.... digam lá se há melhor num dia de calor????.... Ah! Belo marisco do POVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!......

sexta-feira, maio 26, 2006

Enquanto não chega o mês de Julho...

... esta será a minha praia... Depois é FUGIRRRRRRRRRR!!!!!


Mas digam lá que não é linda????
Depois nem lá entro... chega a invasão!! Prefiro paragens mais calmas!!


O que é certo é que hoje...não sei bem porquê??????..... apeteceu-me postar sobre ela...

quinta-feira, maio 25, 2006

Soluções para a crise...

Como a crise cada vez cresce mais, há que encontrar soluções imaginativas para a vencer!!!... Ora aí está o retrato de alguém que com arte, imaginação e categoria resolveu vencer a crise!
Vejam o video...


E esta hein????!!!!!
Pedir sim...mas com classe!!

quarta-feira, maio 24, 2006

Novo toque polifónico!!!

terça-feira, maio 23, 2006

Geniais, estas miúdas!!!


Uma vez que estamos em época de lides futebolísticas, e hoje começa o Europeu de Sub 21, e devemos todos apoiar esta selecção também, encontrei aqui este artigo que diz muita coisa sobre o panorama do desporto em Portugal! É que o Futebol é o "ópio do povo" ...mas parece que só algum futebol, aquele que gera receitas publicitárias, porque estas miúdas são esquecidas!!!

A equipe de futebol feminino 1º de Dezembro de Sintra conquistou ontem a Taça de Portugal.Mais uma vez, a garra e a qualidade destas verdadeiras campeãs que já tive o prazer de ver jogar, a trazer-lhes mais um título. Fico feliz. E com pena. Pena que não tenham a visibilidade que merecem, que para elas não haja estádios nacionais e políticos e entrevistas... sim, porque muito teriam para ensinar estas miudas sobre como se faz um campeão a treinar em part-time e com poucos apoios. Muito teriam alguns profissionais para aprender. Mas não, nada. Na notícia publicada pela FPF, nem uma foto para o álbum da "prova raínha"....uma pena.Um grande abraço para elas, parabéns Carla Cristina (cap.), Susana, Edite (Sofia Pinheiro, 91’), Cátia Relíquias (Cátia Reis, 45’), Helga (Eloísa, 77’), Adília, Sílvia Brunheira, Beta, Inês Borges, Sónia Matias, Tânia e Treinadora Graça Simões, por este troféu que tem no registo do jogo da FPF, em termos disciplinares, "Nada a registar".


Há que começar a lembrar também quem por verdadeiro amor à camisola continua a trabalhar é muitas vezes esquecido!!!
E já agora apoiemos a nossa Selecção Sub 21 que hoje às 19.45 defronta a França, no primeiro jogo de Portugal no Europeu da categoria, no Estádio Municipal de Braga.
Força Rapazes!!!

segunda-feira, maio 22, 2006

Faz hoje anos que nasceu...


Sir Arthur Conan Doyle o célebre escritor policial, e não só , criador das aventuras de Sherlock Holmes!
Nasceu em Edimburgo no dia 22 de Maio de 1859. Filho de Charles Doyle, pintor casual de descendência Irlandesa, e Mary Foley Doyle, também de parentesco Irlandês.
Em Outubro de 1876, Conan Doyle ingressou na Universidade de Edimburgo a fim de se formar em medicina. Foi lá que conheceu o Dr. Joseph Bell, cirurgião do Hospital de Edimburgo e professor na Universidade, cujos surpreendentes métodos de dedução e análise serviram de grande inspiração na futura criação do seu detective. De maneira similar a Holmes, o Dr. Bell explicava os sintomas de seus pacientes, e contáva-lhes detalhes das suas vidas, antes que eles pronunciassem uma palavra sequer.
Incentivado pelos conselhos de um amigo, que mencionara como as suas cartas eram expressivas, Conan Doyle percebeu que poderia ganhar algum dinheiro fora do campo da medicina. Foi então que escreveu a sua primeira história, "O Mistério de Sassassa Valley " , publicada, anonimamente, por míseros três guinéus no Chamber's Journal, em 1879.

Foi nas horas de ócio no seu consultório médico que Doyle começou a criar um esboço do que mais tarde seria o seu detective. Inspirado em Gaboriau, no detetive Dupin, de Edgar Allan Poe, e logicamente, no seu tutor Joseph Bell, Conan Doyle criou a primeira versão do que seria o detective que conhecemos hoje - um tal de Sherringford Holmes, posteriormente Sherlock Holmes.
Depois de muitas tentativas e frustrações, Doyle conseguiu que a sua primeira história na qual aparecia o detective e o inseparável Watson fosse publicada. "Um Estudo em Vermelho" apareceu na Beeton's Christmas Annual , em 1887. A boa aceitação do público levou-o a escrever a sua segunda história de Holmes, o "Signo dos Quatro" . O detective começava a chamar a atenção, atraindo aos poucos fieis leitores.
Doyle acabou por abandonar a medicina para seguir definitivamente a carreira literária.
As histórias de Sherlock Holmes tornavam-se mais e mais populares, obrigando Conan Doyle a escrever maia contos tendo Holmes como protagonista.
E quanto mais vezes o detective expunha suas habilidades para o público estupefato, mais as outras obras de Doyle se tornavam obscurecidas. Em 1891, escreveu à sua mãe:
"Tenho pensado em matar Holmes... e livrar-me dele para sempre. Ele mantém a minha mente afastada de coisas melhores".

A idéia de acabar com Holmes permanecera com Doyle, e durante sua visita à Suíça, em 1893, conheceu as cataratas Reichenbach, local que escolheu como palco para o encontro fatal entre Holmes e o Professor Moriarty. Pretendia, assim, pôr um fim às histórias de Holmes e dar espaço às suas obras mais clássicas.
Para a grande surpresa de Doyle, a morte de Sherlock Holmes, publicada em 1893 no caso "O Problema Final" , chocou milhares de pessoas de todos os cantos do mundo. Muitos marcharam em luto pelas ruas de Londres, em protesto. O público não se conformava e clamava pela volta do detective.
Assim, em meio a um turbilhão de protestos e insultos, Doyle foi obrigado a ressuscitar o seu detective no caso "A Casa Vazia" , em 1903. Era a prova de que a criatura se tornara mais forte do que o criador. Sherlock Holmes tinha-se tornado imortal.
No final de 1899, o conflito iminente entre a Inglaterra e a África do Sul deu a Doyle, um fervoroso patriota, a possibilidade de auxiliar seu país. Conseguiu a supervisão de um hospital estabelecido na África, onde tomou posto em 19 00.
Juntamente com a guerra, veio de todo o mundo um surto de críticas contra a conduta do Império Britânico. Coube a Doyle defender os interesses de sua pátria, no panfleto amplamente traduzido "A Guerra na África do Sul: Suas Causas e Conduta" .
Pelos seus esforços na defesa dos interesses de seu país, Conan Doyle recebeu, em 1902, o título de nobreza do Império. Passou, então, a carregar o título de Sir .
Em 1912, Doyle apresentou ao mundo da literatura o célebre Professor Challenger, de "O Mundo Perdido" , um conto sobre o renascimento da pré-história num lugar remoto da América do Sul.
Nos seus últimos anos de vida, Conan Doyle dedicou-se ao estudo aprofundado do espiritismo, assunto sobre o qual escreveu exaustivamente. O espiritismo tornou-se uma religião para ele, e levou-o a promover palestras em vários países, como a Austrália e África do Sul. Em 1922, declarou que a famosa foto das fadas de Cottingley era autêntica.
Morreu em 7 de Julho de 1930, debilitado por um ataque cardíaco que o afligira meses atrás.

Para saber mais...

Sherolck Holmes fez parte das leituras da minha adolescência... ainda hoje vibro com "The Baskerville's Dog".

Levem-no... oh faxavor!!!!

Levem-no já!!!

domingo, maio 21, 2006

Parabéns!


Parabéns Rapaz do Helicóptero que te encontras por terras dos Vikings ou melhor dos Viquingues (nem sei escrever isto!)
Que contes muitos... e prepara-te para pagar um copito quando regressares!!!

P.S. - Parabéns à mãe que é uma amiga do peito! As mães também merecem os parabéns pelo nascimento dos seus rebentos!

A mais bela bandeira...ou então não...


Pois é a convite de umas amigas lá me meti nesta aventura... Não poderei dizer que estou totalmente arrependida. O facto de ter podido presenciar ao vivo tal feito foi sem dúvida uma experiência interessante, mas...
... a organização do evento foi muito , mas muito má!

Ora, como mais 13500 mulheres, inscrevemo-nos através do IPJ que fez o favor à organização de mobilizar estas mulheres, se mais não fosse, as mulheres que se inscreveram e o próprio IPJ mereciam uma melhor consideração por parte dos Organizadores do evento, ou seja SIC, BES e FPF.

Pensávamos nós que por termos feito inscrição prévia, e irmos previamente organizadas, que quando chegássemos ao local do evento nos seria distribuido um kit de participação e que entrariamos ordenadamente para o recinto colaborando assim de forma ordeira para a realização da bandeira!
O facto é que quando chegámos ao recinto (4 horas depois de termos partido de Alcobaça, atenção que são apenas 100km) ficámos entregues à bicharada. De nada valeram as inscrições prévias, de nada valeu o facto de já irmos dependentes de uma outra estrutura com a qual deveria ter havido diálogo e preparação prévia.

O que sentimos é que todas fomos utilizadas e que o IPJ o foi também. Houve mulheres que se deslocaram desde o Algarve e do Norte, que nem entraram no recinto!

Nós entrámos após uns empurrões, umas pisadelas, uns confrontos com os stuarts... do piorio.

DUAS PORTAS DE ENTRADA para 30000 pessoas...

Não houve revista num evento destes. Nunca entrei num estádio de futebol, pelo menos na actualidade, que não tivesse havido revista prévia do que entrava para dentro do recinto. Ontem 30000 pessoas entraram para dentro do Estádio Nacional sem serem revistadas. Impensável nos tempos que correm!!

Total desorganização!!
Foi-nos então pedido qe aguardássemos nas bancadas que depois seriamos chamadas para a formação da bandeira. Quem obedeceu como nós... ficou de fora e ... ainda bem porque o calor era abrasador, o rítmo de entrada no relvado... mais lento que um caracol (sem ofensa para algumas Caracolinhas speedadas da net hehehe), várias pessoas levadas em braços pelos bombeiros... bem... enfim...

Depois foi o ver crianças de colo, nos carrinhos... enfim... Não se podia nem entrar nem sair do estádio pois as portas de entrada eram duas... e estavam totalmente impedidas ...

Tempos mortos, só colmatados pelas belissimas vozes dos The Gift , da Kátia Guerreiro, da Mafalda Arnault, da Sara Tavares e por fim da Dulce Pontes. Fica-nos a questão se seriam realmente as convidadas ideais para este tipo de evento... Um evento deste tipo precisava de outro tipo de animação!!!



Foi sem dúvida uma experiência radical... isso foi!
Para não mais repetir??? ........ Com toda a CERTEZA!

Foi sem dúvida uma organização à Portuguesa!

Fica-nos na memória a imagem da bandeira final, que foi sem dúvida bonita. Não nos fica o arrependimento de não ter entrado no relvado.

Deixo-vos aqui as fotografias, um filme com alguma da animação e um filme com o final do evento.


sábado, maio 20, 2006

Fim de Semana



Elas andem aqui!!!

quinta-feira, maio 18, 2006

Morangos provocam alergias!!!



O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi hoje chamado a cinco escolas do Norte do país devido a uma alegada alergia que estará apenas a alastrar-se entre alunos e nas escolas, disse à agência Lusa fonte clínica.
Segundo Mário Almeida, do INEM/Norte, desde as 08:00 que já foram disponibilizados meios para as escolas de Vila Flor (distrito de Bragança), Vilar de Andorinho e Teixeira Lopes (concelho de Gaia e distrito do Porto), Felgueiras (distrito do Porto) e Freamunde (Paços de Ferreira, Porto), por causa de crianças que apresentavam prurido na pele.
O médico referiu «não conhecer nenhum agente que seja tão selectivo», ou seja, que apenas «ataque» crianças e em escolas, colocando de lado a hipótese dos miúdos terem todos tido contacto com a lagarta do pinheiro, que provoca esses sintomas.
«Em todos os casos assistidos pelo INEM não houve gravidade clínica comprovada. Nota-se, no entanto, uma histeria colectiva», sustentou o médico do INEM, considerando que se trata de uma «situação psicológica».
Pelo menos 36 alunos da escola EB 2,3 Teixeira Lopes, em Gaia, foram assistidos no hospital devido a uma eventual alergia, adiantou à Lusa o presidente do agrupamento escolar Doutor Costa Matos, Filinto Lima.
Segundo Mário Almeida, em todas as escolas a situação é semelhante: um aluno queixa-se de comichão e rapidamente o sintoma alastra-se aos outros miúdos.
Para o responsável do INEM, esta situação «psicológica» poderá estar relacionada com a telenovela Morangos com Açúcar, da TVI, já que em episódios recentes surgiu uma intoxicação entre as personagens adolescentes do folhetim, com sintomas idênticos aos de que se queixam agora os estudantes.
A mesma causa foi apontada à Lusa pelo vice-presidente da Escola EB 2,3 de Oliveira do Douro, em Gaia, onde terça-feira cerca de 50 alunos foram assistidos em hospitais com sintomas de alergia atribuídos à lagarta do pinheiro.
Na terça-feira, mas desta vez a mais de 300 quilómetros das escolas do Norte, num estabelecimento escolar de Odivelas, arredores de Lisboa, cerca de 20 alunos queixaram-se igualmente de alergias e problemas respiratórios.
Também neste caso a médica que assistiu os alunos no Hospital de Santa Maria não encontrou qualquer razão para a situação, depois de realizados exames clínicos. Por precaução, a escola foi encerrada e reabriu hoje.


Não se admirem de isto acontecer... aqui há uns tempos quando os miúdos da série Morangos com Açúcar andavam a "cuidar de uns ovos" os meus miúdos resolveram fazer o mesmo e aparecer na Escola com ovos e entrar nas aulas com eles e foram repreendidos por tal, não perceberam porque razão eu não permitia que eles se fizessem acompanhar dos ovos...
Esta mistura entre realidade e ficção é a prova que estes miudos andam a ver esta série sem o devido acompanhamento por parte dos pais... não seria de mudar a hora da dita série, uma vez que os pais "não conseguem acompanhar os filhos no visionamento da dita" de forma a explicarem-lhes o que é ficção e o que é realidade!!!!

quarta-feira, maio 17, 2006

Beach Boys

Tomem atenção a esta nova (irónica) versão de um velho êxito dos Beach Boys...

terça-feira, maio 16, 2006

Os verdadeiros "Homens de Ferro"!!!...

Dava jeitito um cá em casa por estes dias!!!! Buáaaaaaaaa!!!

segunda-feira, maio 15, 2006

Venho por este meio...

... pedir desculpas aos meus amigos "blogueiros" por ir estar um pouco ausente das visitas que costumo fazer, mas esta semana adivinha-se de muiiitttoooo trabalhito e o tempo vai ser pouco. Vou tentar postar na mesma, mas as visitas aos blogues alheios... vão ser menos regulares...mas fica aqui a promessa de por tudo em ordem e ir pelo menos fazendo uma ou duas visitas diárias!!


Agora e citando o Periférico " uma parvoice recebida hoje pela manhã por e-mail":

Digam lá se não conhecem alguns casamentos assim???? Eheheheheh

domingo, maio 14, 2006

E foi muito, muito bom!!!


Foi excelente. Lloyd Cole em palco a solo e acústico. Só ele e duas guitarras... e o público. Cantou e encantou... fez-nos recordar a adolescência mas revelou uma maturidade musical excelente!!
As Guitarras falaram...
Lloyd Cole revelou-se um seguidor assumido de Bob Dylan, e mais que um cantor pop, mostrou ser um excelente compositor e autor de fabulosas letras!
Um concerto íntimo, cheio de alusões à Nazaré que o músico visitou durante a tarde e que parece ter-lhe agradado imenso!
Muita música nova, que me revelou um Lloyd Cole para mim "desconhecido" mas que me agradou muitissimo. Se já era fã... redobrei o gosto.

Foi giro ver o Cine-teatro cheio de quarentões, alguns que não via há anos.

Foi sem dúvida um concerto memorável.

sábado, maio 13, 2006

É hoje... é hoje!!!

sexta-feira, maio 12, 2006

Se eu fosse uma música do José Cid...

Ora em homenagem ao facto do "grande José Cid" estar amanhã na minha terra, mais propriamente no Clinic, como poderão ver AQUI lembrei-me de fazer este teste da Rádio Comercial. Ora tentem lá... eu cá sou o "Cai Neve em Nova Iorque"....

Ah!! Ganda Zé Cid... e vou eu ver o Lloyd Cole..

quinta-feira, maio 11, 2006

Mais uma visita de estudo!!


Pois ... pensei eu!!!... Ora lá vou eu de novo ao Palácio de Mafra... e mais uma vez ao Museu do Forte de Peniche!!! (há que salientar que nos ultimos anos tem havido sempre uma visita de estudo a estes locais)... Já deito Mafra pelos olhos...blá, blá, blá... ouvir de novo a mesma coisa...blá, blá, blá...
Ora ainda há coisas que me surpreendem neste país.

Fomos fazer uma visita guiada, mas uma visita guiada feita pela criada do reino de seu nome Maria Joaquina, e foi nosso anfitrião o irmão do Rei D. João V o Magnânimo. Este não nos pode receber por andar à caça na Tapada... Ficámos a saber que El- Rei tinha um caso amoroso com uma tal Madre Paula do Convento de Odivelas, aprendemos a fazer uma vénia, ensaiámos uma canção para cantar ao Sr. Marquês, foi-nos atribuído o titulo de Marqueses de Alcobaça, pegámos na caixa do rapé, aprendemos a linguagem secreta do leque e do lenço para usar nos encontros mais ou menos amorosos, fomos correio dos enamorados e vítimas de um equívoco amoroso...


E divertimo-nos muito!!! Foi lindo ver o rosto dos miúdos surpreendido pelo traje e maneirismos do Marquês, a empatia criada com a criada e suas cusquices... Não houve caras de enfado, houve risos, muitos risos e muita aprendizagem.
Tenho a certeza que jamais se esquecerão desta visita a Mafra e ao seu palácio, eu como professora certamente que a irei recordar e espero repeti-la em breve!


Os meus parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido pelo pessoal do serviço educativo e de animação daquele museu.
...
Parte da tarde , já não tão animada, mas não menos importante, a visita ao Forte de Peniche, ao Museu da Cidade e principalmente à ala dos presos políticos e ao Segredo, num recordar de uma história não tão distante, mas bem negra deste país.
Como sempre, ao fim do dia, chegámos cansados mas satisfeitos. Mais um dia de aprender ... vivendo!

quarta-feira, maio 10, 2006

La Pinãta


Pinata
Vídeo enviado por acidezabs
La piñata é um burro em papier mâché cheio de guloseimas e bombons ou de surpresas que se prende por uma corda nas festas tradicionais mexicanas.
As crianças de olhos vendados empunhando um bastão devem bater-lhe até que rebente e os faça recuperar o conteúdo.
Esta animação conta a história de um burrinho Pinãta que não se conformou em acabar assim, mas uma pinãta será sempre uma pinãta...!

Este é um presente para as minhas "sobrinhas" Laura e Sofia, para o Migas, para a "minha nora" (eheheh) e para todos os mais pequenos ( e grandes ) que visitam este blog!

terça-feira, maio 09, 2006

Há alguma coisa que não está a funcionar bem no ME

Do jornal "O Público"

Eduardo Prado Coelho

Há qualquer coisa que não está a funcionar bem no Ministério da Educação. Existe uma determinação em abstracto do que se deve fazer, mas uma compreensão muito escassa da realidade concreta. O que se passa com o ensino do Português e a aprendizagem dos textos literário é escandaloso. Onde deveria haver sensibilidade, finura e inteligência na compreensão da literatura, há apenas testes de resposta múltipla completamente absurdos. Assim não há literatura que resista. Há tempos, dei o exemplo da regulamentação por minutos e distâncias de determinadas provas. O ministério respondeu-me que se baseavam na mais actualizada bibliografia e que tinham tido reacções entusiásticas perante tão inovadoras medidas. Não me convenceram minimamente. Trata-se de dispositivos ridículos e hilariantes, que provocam o mais elementar bom senso.
O problema reside em considerar os professores como meros funcionários públicos e colocá-los na escola em sumária situação de bombeiros prontos para ocorrer à sineta de alarme. Mas a multiplicação de reuniões sobre tudo e mais alguma coisa não permite que o professor prossiga na sua formação científica. Quando poderá ler, quando poderá trabalhar, quando poderá actualizar-se? Não é certamente nas escolas que existem condições para isso. Embora na faculdade eu tivesse um gabinete, sempre partilhado com mais quatro ou cinco pessoas, nunca consegui ler mais do que uma página seguida. Não existem condições de concentração.
Pelo caminho que as coisas estão a tomar, assistiremos a uma barbarização dos professores cada vez mais desmotivados, cuja única obsessão passa a ser defenderem-se dos insultos e dos inqualificáveis palavrões que ouvem à sua volta. A escola transforma-se num espaço de batalha campal, com o apoio da demagogia dos paizinhos, que acham sempre que os seus filhos são angelicais cabeças louras. E com a cumplicidade dos pedagogos do ministério. Quando precisaríamos como de pão para a boca de um ensino sólido, estamos a criar uma escola tonta e insensata.
Nesta benemérita tarefa tem-se destacado o Secretário de Estado Valter Lemos. É certo que a personagem se diz e desdiz, avança e volta atrás, com a maior das facilidades. Mas o caminho para onde parece querer avançar é o de uma hostilização e incompreensão sistemática da classe dos professores. Com isto prejudica o país, e prejudica o Governo, com um primeiro-ministro determinado e competente, mas que não pode estar atento a todos os pormenores. E prejudica o PS, mas não sei se isto o preocupa.
Vem agora dizer que o professor deve avisar previamente que vai faltar, o que no limite significa que eu prevejo com alguns dias de antecedência a dor de dentes ou a crise de fígado que vou ter. E que deve dar o plano da aula que poria em prática caso estivesse em condições. Donde, as matérias são totalmente independentes de quem as ensina, basta pegar no manual, e ala que se faz tarde.
Começa a tornar-se urgente uma remodelação do Governo, mas isso é tema delicado a que voltarei mais tarde.

Professor universitário
P. S: - Circulava hoje lá pela escola. Tenho que dizer que concordo inteiramente com o que está escrito. Nem sempre concordo com as opiniões de EPC mas não posso deixar de subscrever esta, pois é a mais pura realidade.

segunda-feira, maio 08, 2006

Cuando Nadie Me Ve!!


A veces me elevo, doy mil volteretas
A veces me encierro tras puertas abiertas
A veces te cuento porque este silencio
y es que a veces soy tuyo y a veces del viento

A veces de un hilo y a veces de un ciento
Y hay veces, mi vida, te juro que pienso:
¿Por que es tan dificl sentir como siento?
sentir ¡Como siento! ¡Que sea dificl!

A veces te miro y a veces te dejas
me prestas tus alas, revisas tus huellas
A veces por todo aunque nunca me falles
A veces soy tuyo y a veces de nadie
A veces te juro de veras que siento,
no darte la vida entera, darte solo esos momentos
¿Por que es tan dificil?...Vivir solo es eso...
Vivir, solo es eso...¿Por que es tan dificil?

Cuando nadie me ve
puedo ser o no ser cuando nadie me ve
pongo el mundo al reves
cuando nadie me ve no me limita la piel
cuando nadie me ve
puedo ser o no ser
cuando nadie me ve

A veces me elevo, doy mil volteretas
A veces me encierro tras puertas abiertas
A veces te cuento por que este silencio
y es que a veces soy tuyo y a veces del viento

Te escribo desde los centros de mi propia existencia
donde nacen las ansias, la infinita esencia
hay cosas muy tuyas que yo no comprendo
y hay cosas tan mias, pero es que yo no las veo
supongo que pienso que yo no las tengo
no entiendo mi vida, se encienden los versos
que a oscuras te puedo, lo siento no acierto
no enciendas las luces que tengo desnudos,
el alma y el cuerpo

Cuando nadie me ve
puedo ser o no ser
cuando nadie me ve
me parezco a tu piel
cuando nadie me ve
yo pienso en ella tambien
cuando nadie me ve,
puedo ser o no ser
cuando nadie me ve
puedo ser o no ser
cuando nadie me ve,
no me limita la piel

Cuando nadie me ve
puedo ser o no ser
cuando nadie me ve
no me limita la piel
puedo ser, puedo ser o no ser
cuando nadie me ve

A veces me elevo, doy mil volteretas
Te encierro en mis ojos
tras puertas abiertas
A veces te cuento por que este silencio
y es que a veces soy tuyo y a veces...
del viento
A veces del viento

Y a veces del tiempo...

Alejandro Sanz

Cá está mais um post da rubrica "Músicas da Minha Vida". Não sendo eu muito apreciadora de música espanhola não posso passar ao lado deste Sr.

Alejandro Sanz é para mim o melhor representante da música na língua de Cervantes. Poeta, compositor e intérprete, brinca com as palavras e é capaz de exprimir numa canção sentimentos profundos como poucos o fazem.

Esta é sem dúvida a música espanhola de que mais gosto. Muito mais do que a sua famosa Corazon Partío.

domingo, maio 07, 2006

Mãe


SÓ POR ISSO, MÃE
Mesmo que a noite esteja escura,
Ou por isso,
Quero acender a minha estrela.

Mesmo que o mar esteja morto,
Ou por isso,
Quero enfunar a minha vela.

Mesmo que a vida esteja nua,
Ou por isso,
Quero vestir-lhe o meu poema.

Só porque tu existes,
Vale a pena!

Lopes Morgado

À minha mãe, à minha avó, à mãe do meu marido... a todas as minhas amigas mães e às mães de todas as minhas amigas e de todos os meus amigos:

UM FELIZ DIA DA MÃE!!!!

P.S. - Um beijo especial ao meu filhote que hoje me fez mais uma linda surpresa! É um orgulho ser mãe dele!

sábado, maio 06, 2006

Há pequenas coisas que me causam irritação...

... por exemplo, aquelas dondocas que passam a vida a olhar "discretamente" para os vidros das montras e a passar a mão no cabelo..assim como quem não quer a coisa... para verificar pela 100000000000 vez se "estão bem" !!!
Hoje fui até à baixa da minha cidade atrás de uma delas... não houve montra que escapasse...

sexta-feira, maio 05, 2006

Hoje houve teatro na escola...


...em Inglês!!!
O Departamento de línguas e o Grupo disciplinar de Inglês da minha escola, levaram hoje a cabo uma actividade inserida no plano anual de actividades do Agrupamento/ Escola Básica 2,3 Frei Estêvão Martins.
Recebemos no pavilhão dos Bombeiros da cidade, que muito gentilmente nos cederam o espaço e a quem queremos desde já agradecer, a companhia de Teatro Interactivo em Inglês "English Theatre Company", mais conhecida por "ETC."
Foi fenomenal a interacção que os actores conseguiram com os alunos, os miúdos estavam deliciados, e embora não conseguissem abarcar todo o vocabulário utilizado, entenderam a peça perfeitamente e deixaram-se levar inteiramente durante aquela hora de espectáculo.

A companhia, constituída por três jovens britânicos, sedeada em Barcelona mas que leva a cabo espectáculos em escolas por toda a Europa, mostrou duas peças que embora focassem o mesmo tema, se adaptavam conforme o nível etário a que se dirigiam. A primeira "Rewind" contava a história de um miúdo com problemas na escola e com uns pais que não seriam de todo os que ele idealizava, e que foi presenteado por uma criatura "mágica" com um "telecomando mágico" que lhe permitia voltar atrás no tempo e mudar as coisas. A segunda "William B." falava do mesmo miúdo sonhador mas que arranjou ele próprio coragem para enfrentar os problemas, sempre recorrendo à sua fértil imaginação....
Ambas as peças actualíssimas como convém e muito viradas para a realidade dos miúdos. Foi muito engraçado ver como com pouco material se pode fazer teatro divertido e pedagógico de diversas formas, já que em minha opinião os assuntos tratados de uma forma ligeira, prestam-se não só a ser trabalhados nas aulas de Inglês, como a ser abordados nas aulas de formação cívica. Os nossos heróis eram vítimas de "bullying"...

Foi giro ver os miúdos tomar partido pelo "herói"...o fraco e atrapalhado adolescente.

Foi um dia bem diferente, os miúdos e os professores adoraram... e as escolas precisam muito deste tipo de actividades.

Chegámos a casa cansados (esta organização não é fácil numa escola com 800 alunos)mas satisfeitos por termos conseguido proporcionar algo de diferente aos nossos "miúdos". Afinal é por causa deles e só deles ... que a escola existe!!
Ai que belas gargalhadas ecoaram hoje naquele ginásio!!!

P.S. - Tenho que agradecer à Camara Municipal da Nazaré que nos emprestou um palco e algumas cadeiras, uma vez que o palco que é pertença da Câmara Municipal de Alcobaça tinha sido já previamente cedido a outra instituição. À Câmara Municipal de Alcobaça resta-me agradecer a cedência do resto das cadeiras.

AH!!!!!!!!!............Que falta faz na minha escola um pavilhão polivalente ou um auditório... !!!

quinta-feira, maio 04, 2006

CARS


Trailer - CARS
Vídeo enviado por isivideoblog
Bem esta eu tinha que vos mostrar. Este vai ser o novo exito da Disney em colaboração com a PIXAR. Vai estrear nos EUA em 9 de Junho de 2006.
Realizador: John Lasseter
Elenco: Paul Newman, Richard Petty, Owen Wilson, Bonnie Hunt, Dan Whitney, John Ratzenberger, Larry the Cable Guy
Sinopse: Uma colecção de carros clássicos partem à aventura na famosa "ROUTE 66"

Sinceramente, vejam e digam lá se não são uma ternurinha...

quarta-feira, maio 03, 2006

Almada Negreiros

Conta um amigo meu...


..que alguém peguntou a uma dessas pessoas que pensa que sabe tudo e é muito cheia de cultura o que pensava de Almada Negreiros.

Resposta após uns minutos de reflexão... - Bom!! Cá para mim... Almada 1 - Negreiros 0.


E assim vai a cultura deste país... tudo se resume a uma partida de futebol.

Hoje ... RED LINE ao VIVO!!


Os RED LINE, que prometem ser uma das novas coqueluches do rock alcobacense, dão um concerto em Alcobaça, no Auditório da Escola Adães Bermudes, hoje , 3 de MAIO de 2006, a partir das 21 e 30.Essa actuação dos RED LINE está incluida na programação do Fórum da Juventude/Esboça(r) um Futuro, que decorrerá entre 3 e 5 de Maio em Alcobaça.

Os RED LINE existem há cerca de um ano e deram nas vistas em Fevereiro deste ano, com um seu singular ensaio ao vivo em pleno recinto da XIV Feira do Livro de Alcobaça. Os RED LINE são formados pelo João Carvalho (vocalista), pelo Filipe Damião (guitarra eléctrica e acústica), pelo Luís Ramos (guitarra eléctrica), pelo José Vasco (baixo eléctrico) e pelo Diogo Freire (bateria e voz).
Bom e agora o porquê deste post, em primeiro lugar porque são uma banda jovem de Alcobaça, mas muito especialmente porque o Luís Ramos (guitarra eléctrica) é filho de um casal amigo de looooonnngggaaaa data, a Luz e o Zé Luís Ramos , colegas de profissão ( o Zé também companheiro dos Soão e de outras "andanças" musicais) mas acima de tudo amigos do peito, das boas e das más horas, e que têm dois filhotes muito especiais... (beijocas à família)
Ao Luís, que conheço de pequenino (não que ele seja já muito "grande"), tenho que lhe desejar "break a leg" como dizem os Ingleses.
Quanto ao resto da banda, são (quase) todos alunos lá da escola, por isso "break a leg" para todos eles. Pena é que não possa ir assistir, mas pelo andar da carruagem oportunidades não faltarão...
Os meus parabéns pela forma saudável e com iniciativa de viver a juventude!

terça-feira, maio 02, 2006

A pedido de várias familias...

... aqui vai um post sobre o espectáculo de ontem dos Soão!.
Foi um espectáculo particular, num hotel em Caldas da Raínha. Como sempre a diversão entre os membros do grupo foi patente e constante. Vou apenas mostrar-vos algumas fotos para que fiquem a conhecer melhor este grupo de amigos que gosta (muito) de música portuguesa e que gosta de conviver. É graças a estes moços e moças que o meu stress se esfuma às sextas feiras à noite!


Almocinho... que isto a malta tem que dar o litro por isso tem que abastecer primeiro.


Já em plena actuação...

A animação da assistência...



O mais novo...



O Patriarca...

E agora só um pequeno cheirinho porque o vídeo é curtinho... só para verem como a malta se diverte!!


Soão
Vídeo enviado por Narcisa

E pronto dei-vos a conhecer um pouco dos Soão, grupo de música em Português, não apenas portuguesa uma vez que tocamos e cantamos também músicas dos países de expressão portuguesa.

É uma diversão, isso vos garanto... e quem sabe ... talvez um dia... a MTV... LOOOOOOOOOOOOOOOL

segunda-feira, maio 01, 2006

Ora bem...

Ontem não houve tempo para postar!!
Hoje por aqui estamos melhores... mas aquilo ontem, com pouca voz, foi dificil! Mas correu bem. Assim que tiver umas "ilustrações" postarei sobre o assunto.
Pena que o espectáculo não tenha sido transmitido quer pela MTV ( o contrato é fraquinho ), quer pela RTPi como sugeriram alguns amigos blogueiros... mas lá chegaremos. (LOOOOOOOOL)
Obrigada pela força!


ping!